Pessoa idosa morre após ser infectada pelo vírus da zika nos EUA

Redação PH

Redação PH

ministério da saúde convoca o cidadão para que no novo ano o combate ao mosquito faça parte da rotina

Pessoa idosa morre após ser infectada pelo vírus da zika nos EUA

O departamento de saúde de Salt Lake County, de Utah, nos Estados Unidos, disse nesta sexta-feira (8) que uma pessoa idosa morreu há cerca de um mês após ser infectada pelo vírus da zika. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) do país confirmaram que esta pode ser a primeira morte no território continental do país, segundo a Reuters.

O paciente, ainda não identificado, teria sido infectado durante uma viagem a um país afetado pelo vírus. A causa exata da morte ainda não é conhecida. Os CDC dizem que ainda não podem confirmar se a morte está relacionada com a infecção por zika.

O departamento de saúde da região disse que dará mais informações em breve. As condições de saúde da vítima ainda não foram divulgadas, mas há confirmação de um teste positivo para o vírus.

Morte em Porto Rico

Em fevereiro, um homem de 70 anos morreu em Porto Rico, primeira morte registrada em território americano. De acordo com CDC, o paciente morreu após um caso de trombocitopenia grave – doença hemorrágica causada pela queda no número de plaquetas no sangue. A complicação ocorreu após a infecção pelo vírus da zika.

No Brasil, o Ministério da Saúde registrou 4 mortes relacionadas à doença desde o início da epidemia. Em 2015, foram registrados três desses óbitos, ocorridos nos estados do Maranhão, Pará e Rio Grande do Norte. Neste ano, o estado do Rio de Janeiro confirmou mais uma morte.

+ Acessados

Veja Também