Pesquisas explicam porque as mulheres usam maquiagem

Pesquisas explicam porque as mulheres usam maquiagem
Unsplash.com

Pesquisas explicam porque as mulheres usam maquiagem

Para muitas mulheres, sair para uma festa ou para uma ocasião importante significa tempo na frente do espelho com uma variedade de cosméticos. Muitos minutos, uma hora ou até mesmo a ocasional consulta profissional podem ser parte do processo para alcançar a maquiagem perfeita. Dentro do arsenal de beleza feminino, os produtos costumam ser similares: base, sombra para olhos, blush, batom.

Apesar da variação cultural, algumas características físicas são geralmente consideradas marcadores universais de beleza. As preferências humanas podem ter evoluído ao longo de milhões de anos para favorecer certas características físicas ligadas à aptidão reprodutiva – a juventude, por exemplo, é um sinal geralmente confiável para a fertilidade, explicando possivelmente porque é considerada um atributo atrativo.

Da mesma forma, a homogeneidade da pele e a semelhança facial, ambos sinais de boa saúde, têm grande apelo. Em menor escala, outras características associadas à excitação sexual – lábios carnudos, por exemplo – podem ser percebidas como belas porque indicam que a reprodução pode ser confiável.

Algumas pesquisas já realizadas ao redor do mundo descobriram como certos tipos específicos de maquiagem afetam o olhar e pautam conexões. Mulheres com lábios vermelhos, por exemplo, são percebidas como mais atraentes.

Um experimento recente de campo mostrou que o batom vermelho influenciou a rapidez com que homens abordavam mulheres em um bar. No estudo, mulheres com batom vermelho foram abordadas antes do que aquelas que não usavam batom, ou usavam batom marrom ou rosa.

Em outra pesquisa recente, as mulheres classificaram a maquiagem dos olhos como o produto número um no aumento da beleza facial de outras mulheres. Um delineador, uma paleta de sombras para olhos e rímel podem acentuar a neotenia facial – o aspecto jovem do rosto. Os adultos considerados bonitos geralmente têm características típicas dos jovens, incluindo grandes olhos (bem como narizes pequenos e lábios grandes).

Já o apelo do blush tem a ver com o período de ovulação das mulheres. Mulheres biologicamente disponíveis para o sexo e mulheres excitadas tendem a ficar mais coradas e o uso do blush imita esse rubor natural, fornecendo um sinal sutil de interesse ou excitação sexual.

A maquiagem denota um ar de saúde. Além de qualquer conotação de atratividade, os cosméticos podem ajudar as mulheres a criarem certas percepções sociais favoráveis. Um experimento recente revelou que as mulheres retratadas usando maquiagem eram avaliadas como mais saudáveis, mais confiantes e até mesmo com maior potencial de ganho do que as mesmas mulheres sem maquiagem. Isso sugere que a maquiagem tem um papel potencialmente útil na autoapresentação.

Uma nova pesquisa quer entender os aspectos psicológicos do uso da maquiagem no Brasil. O estudo realizado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo em parceria com a Universidade Anhembi-Morumbi quer entender as diferenças interpessoais no uso de maquiagem entre mulheres, levando em conta suas personalidades e outros aspectos psicológicos.

O estudo, que ainda está em andamento, irá investigar como a maquiagem pode afetar na personalidade, na depressão, na autoestima e na preferência de parceiros românticos entre as mulheres.

+ Acessados

Veja Também