Período proibitivo de queimadas começa amanhã

Redação PH

Redação PH

Período proibitivo de queimadas começa amanhã

A partir de amanhã (15/07) até o dia 15 de setembro as queimadas estão proibidas em Mato Grosso. A medida restringe o uso do fogo na zona rural. Nas áreas urbanas as queimadas estão proibidas durante o ano todo. A restrição é preventiva e tem o objetivo de diminuir os riscos provocados pelo fogo nesta época do ano, quando o forte calor e a baixa umidade relativa do ar ampliam as ameaças de incêndios de grandes proporções.

A analista de meio ambiente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Lucélia Avi, reforça que a prevenção é a alternativa mais eficaz no combate a incêndios. “Nós orientamos aos produtores rurais que adotem as técnicas de prevenção, como a construção de aceiros, açudes e cortinas de segurança, pois essa é a melhor forma de impedir a ocorrência de incêndios que têm causa de natureza humana e a propagação de incêndios que não podem ser evitados”, ressalta a analista.

Quem for flagrado ateando fogo durante esses dois meses será multado. “O valor varia de acordo com a área atingida. O valor mínimo da multa é de R$ 1.000,00 por hectare, podendo chegar até R$5.000,00. Além disso, quem descumprir a restrição pode perder os incentivos e benefícios fiscais e ficar em reclusão por até quatro anos”, informa Lucélia.

Para mais informações sobre o período proibitivo, acesse o informativo técnico sobre o assunto em:http://sistemafamato.org.br/portal/famato/informativo_completo.php?id=271.

Queimada x Incêndio – A queimada é uma prática agrossilvipastoril antiga que utiliza fogo de forma controlada para viabilizar a agricultura ou renovar as pastagens, sendo uma técnica utilizada pelos índios, quilombolas e na agricultura familiar e empresarial. Em Mato Grosso ela é autorizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Somente neste período, de 15 de julho a 15 de setembro, a queimada é proibida para evitar os incêndios florestais. Quando a queimada foge de controle e incide sobre qualquer forma de vegetação de uma propriedade é considerado incêndio. Existem muitos casos em que o incêndio surge por causas naturais, como raios, ou pelo lançamento de fósforos e bitucas de cigarros acesas.

+ Acessados

Veja Também