Período de safra eleva a contratação de trabalhadores em Primavera do Leste

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Foto: Gcom MT

Período de safra eleva a contratação de trabalhadores em Primavera do Leste

A estimativa é de mais de 60 profissionais da região do Sul do Mato Grosso sejam contratados

Compartilhe:

O período de safra da soja deve movimentar o mercado de trabalho na região de Primavera do Leste, no Mato Grosso, abrindo oportunidade também para trabalhadores de outras cidades como Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari e Rondonópolis. A contratação de trabalhadores na modalidade de temporários é estratégica para o sucesso e eficiência da produção agrícola da região e a estimativa é de que mais de 60 profissionais sejam contratados.

Regiane Barbosa, gerente regional da Employer Recursos Humanos em Rondonópolis, explica que a contratação é feita de acordo com a sazonalidade. “Os temporários são contratados para atuar em períodos específicos, de acordo com o calendário agrícola e desempenham funções importantes para a economia, contribuindo de forma significativa para o processamento da cultura. São diversas as oportunidades existentes desde a colheita, com a operação de maquinários como colheitadeiras, tratores e outros equipamentos, até trabalhos manuais como a classificação de grãos e transporte dos insumos”, explica.

Segundo a executiva, existem oportunidades para trabalhadores com ou sem experiência anterior e formação específica. “É uma boa oportunidade para quem precisa adquirir experiência ou que está fora do mercado de trabalho e quer retornar, se tornando economicamente ativo”, diz. “Além das atividades mais operacionais, como armazenagem e processamento, manutenção de equipamentos, surgem vagas administrativas  como controle de estoque e outras tarefas relacionadas à gestão, por exemplo”.

A gerente explica que muitos desses trabalhadores sazonais vêm de outras regiões em busca de oportunidades de emprego temporário, gerando um impacto positivo nos setores de comércio e serviços da cidade. “É comum que em períodos de safras sejam contratados trabalhadores de outras cidades da região, como Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari e Rondonópolis. Além de contribuir para para dinamizar a economia local, a contratação em período de safra proporciona oportunidades econômicas para os trabalhadores que, em muitos casos,  dependem dessas oportunidades sazonais para sustentar suas famílias”.

Regiane Barbosa alerta ainda que as contratações já estão em andamento e, por isso, é importante que os profissionais interessados façam o seu cadastramento. “Nesse momento, estamos recebendo os currículos dos trabalhadores, montando uma base de dados para iniciarmos as contratações. É importante que o trabalhador interessado em preencher uma das vagas disponíveis faça o seu cadastro, garantindo uma oportunidade”.

Além de salários compatíveis com a função, os trabalhadores recebem benefícios como vale alimentação e transporte.

Como se candidatar 

A Employer Recursos Humanos em Rondonópolis está localizada na Av. Frei Servacio, nº 637 – Santa Cruz, próximo a Igreja Santa Cruz. Informações sobre os serviços prestados estão disponíveis no site da regional
https://employer.com.br/rondonopolis/ ou podem ser obtidas pelo telefone (66) 9 9901 – 6774 ou (66) 3421 – 6377.

Os profissionais em busca de oportunidade podem conferir as vagas disponíveis e cadastrar o currículo no Banco Nacional de Empregos, BNE – https://www.bne.com.br/vagas-de-emprego-em-rondonopolis-mt . 

Direitos do Trabalhador Temporário 

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13o salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.  

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.  

Sobre a Employer Recursos Humanos 

Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer é especialista em tecnologias para Recursos Humanos, com soluções web como folha de pagamento online, ponto eletrônico e sistema de holerite online. Com 35 filiais distribuídas estrategicamente pelo Brasil, a Employer tem em seu portfólio grandes e importantes companhias nacionais e internacionais, que buscam soluções eficientes, capazes de simplificar as rotinas do RH. 

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp