Pelo terceiro ano consecutivo projeto fortalece e informa mulheres de Várzea Grande

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Pelo terceiro ano consecutivo projeto fortalece e informa mulheres de Várzea Grande

Compartilhe:

Neste sábado, 05 de agosto, foi realizado o primeiro de quatro eventos do projeto “Agosto Lilás” na EMEB Joaquim da Cruz Coelho, localizada no bairro Serra Dourada, em Várzea Grande. Durante toda a manhã, mulheres participaram de atividades que promoveram a reflexão, o empoderamento e a informação sobre a violência doméstica e familiar.

 A iniciativa é coordenada pelo Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT), com liderança da primeira-dama de Várzea Grande e promotora de justiça, Kika Dorilêo Baracat, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, sob a gestão de Ana Cristina Vieira.

Em sua fala, a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat destacou a importância do “Agosto Lilás” para levar informações às mulheres do município. Ela ressaltou o compromisso da Prefeitura de Várzea Grande em conscientizar sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher, indo além do aspecto físico e abordando a violência psicológica, moral, sexual e patrimonial.

“Quero enfatizar que esse projeto é uma construção coletiva, um esforço conjunto entre a Prefeitura, o GAAT e a Secretaria de Assistência Social. Todos os envolvidos estão empenhados em transformar a realidade de tantas mulheres que ainda sofrem com a violência doméstica e familiar”, disse a primeira-dama.

Ela ainda ressaltou a importância de informar sobre a existência de uma rede integrada de enfrentamento à violência em Várzea Grande, onde as mulheres podem buscar acolhimento e apoio em qualquer momento de necessidade. “Nosso objetivo é levar esse projeto para dentro das escolas e das comunidades, buscando alcançar o maior número possível de mulheres. Queremos que cada uma delas saiba que merece respeito, amor, dignidade e que têm o poder de mudar suas vidas para melhor”, enfatizou Kika Dorilêo Baracat.

O evento deste sábado foi apenas o primeiro de uma série de quatro que acontecerão durante todo o mês de agosto, sempre aos sábados. A decisão de realizar o evento na EMEB Joaquim da Cruz Coelho, no bairro Serra Dourada, demonstra o compromisso em alcançar diversas regiões do município e disseminar informações sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher.

“Na gestão do prefeito Kalil Baracat e também da primeira-dama Kika, a mulher tem um lugar muito especial. A cada ano nós temos um contorno diferenciado.  Num primeiro ano, que foi em 2021, com muitas autoridades que atuam na rede de proteção da mulher, para que elas pudessem trazer a cada uma o que está sendo feito pela temática aqui no município de Várzea Grande. No ano passado, nós realizamos o Agosto Lilás nos CRAS, também envolvendo vários parceiros e a comunidade. Neste ano, estamos dentro das escolas, para que a gente possa ampliar mais o alcance desse público. É um evento voltado para mulheres, em que a gente vai trabalhar os tipos de violência, mas, sobretudo, a autonomia, a autoestima e o fortalecimento dessa mulher”, explicou a gestora.

A palestra ministrada por Cristiane Marques Caldeira sobre “Autoestima” trouxe uma mensagem inspiradora para as mulheres presentes. A palestrante enfatizou a importância de se valorizarem e buscarem uma vida plena de amor, estima, felicidade e alegria. A reflexão sobre o poder transformador da autoestima foi um dos destaques do evento, incentivando as mulheres a acreditarem em seu potencial.

Além da palestra inspiradora sobre autoestima, o evento também proporcionou momentos de lazer e cultura. Atividades de alongamento e ginástica foram oferecidas para promover o bem-estar físico das participantes. Apresentações infantis culturais encantaram a todos, celebrando o papel da mulher na sociedade e na cidade de Várzea Grande.

O “Agosto Lilás” continua com mais três eventos que acontecerão nos próximos sábados do mês, sempre no período matutino. “A população pode aguardar a oportunidade de participar das atividades que visam conscientizar, fortalecer e proteger as mulheres do município contra a violência de gênero”, convidou a vereadora Eucaris Arruda, que faz questão de participar de todas as edições do projeto devivo à imporrancia do tema.

Confira mais fotos

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também