| Pedra Preta | Vereadora credita sucesso da Festa do Milho ao empenho dos pequenos produtores

desemprego no brasil cai e vai a 13,3% no trimestre até maio, diz ibge

O município de Pedra Preta sediou no sábado (06), a 1ª edição da Festa do Milho. O evento ocorreu Condomínio Rural de Pedra Preta (Banco da Terra), cerca de 25km da zona urbana.

O festejo é uma realização dos agricultores familiares, em parceria com a vereadora Iraci Souza (PSDB) e apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura.

De acordo com a organização, o evento reuniu cerca de 1.500 pessoas, que saborearam a preços acessíveis alimentos derivados do milho como: curau, pamonha, bolo de milho, milho cozido, canjica, além do jantar sertanejo. No cardápio arroz, frango, polenta e salada. O reforço na alimentação serviu de energia para o bailão.

Segundo Cleide Macário, uma das organizadoras, a festa superou todas as expectativas. “Não imaginávamos que conseguiríamos atrair tanta gente. Foi muito bom ver pessoas satisfeitas. Muitos foram embora perguntando quando seria a próxima. Prometemos ainda mais empenho nas outras edições”, conta.

Para Iraci, o sucesso do evento é fruto da dedicação dos agricultores. “Foi uma festa linda, muito bem organizada e sem qualquer tumulto. Esse é mais um exemplo de força da agricultura familiar do nosso município que sempre vamos apoiar”, garante.

A Festa do Milho também trouxe boa lucratividade para os organizadores, o balanço em valores ainda não foi divulgado. Mas tudo que foi colocado à venda foi comercializado. “É um grande estimulo para eles. Além de oferecem diversão para o povo e celebrar a fartura de um alimento tão importante, pagaram as despesas e conseguiram algum rendimento. Quero aproveitar o sucesso da festa para incentivar eventos em outras regiões. Esse tipo de realização contribui para o fortalecimento e valorização da agricultura de pequeno porte”, finaliza Iraci.