Pedra Preta promove semana de combate ao tabagismo

Redação PH

Redação PH

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo

Pedra Preta promove semana de combate ao tabagismo

A prefeitura de Pedra Preta, através da Secretaria Municipal de Saúde mobiliza escolas da cidade para conscientização e combate ao tabagismo e o consumo de narguilé.

A campanha com o tema Tabagismo: “O uso da narguilé é a iniciação ao fumo” tem o objetivo de alertar crianças e adolescentes para os malefícios provocados pelos dispositivos que utilizam o tabaco.

De acordo com a secretária municipal de Saúde Katlin Cristina de Oliveira Fernandes, o consumo do cachimbo com origem no oriente médio pode ser o primeiro passo para o vício que pode gera enormes consequências ao corpo humano. “Esse narguilé parece algo inocente, mas tragando a fumaça por mais de uma hora, a pessoa estará inalando a mesma quantidade de substâncias tóxicas de centenas de cigarros, entre elas a nicotina que provoca problemas no sistema nervoso e causa dependência. Nossos jovens precisam conhecer melhor os riscos de algo que parece brincadeira, mas pode gerar malefícios para o resto da vida”, alerta.

Para a prefeita de Pedra Preta Mariledi Araújo Coelho Philippi, a questão do tabagismo é um grave problema de saúde pública e a escola é melhor local para conscientizar e sensibilizar os mais jovens. “Crianças e adolescentes precisam saber com riqueza de detalhes que o fumo provoca centenas de doenças como problemas cardíaco, pulmonar e cerebral. É um vício que afeta milhões de pessoas pelo mundo, não podemos e não vamos ficar de braços cruzados. Saúde preventiva e políticas de conscientização é obrigação de todo gestor público que tem comprometimento com seu povo”, completa.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – Inca, cerca de 200 mil pessoas morrem todos os anos no país em decorrência de doenças provocadas pelo fumo. O câncer de pulmão é um dos maiores indicadores do impacto do tabagismo sobre a saúde, já que 90% dos casos são registrados entre fumantes ou ex-fumantes. No Brasil, este é o tipo de câncer que mais mata homens e o segundo que mais mata mulheres.

+ Acessados

Veja Também