| Pedra Preta | Projeto da vereadora Iraci pode ser implantado em Rondonópolis

Redação PH

Redação PH

vereador professor sidnei resolve problema da falta d´água em comunidade rural

| Pedra Preta | Projeto da vereadora Iraci pode ser implantado em Rondonópolis

O vereador de Rondonópolis Juary Miranda (SD) esteve em Pedra Preta no último dia 4 para conhecer o projeto “Mãos Talentosas”.

Ao lado da autora do trabalho, vereadora Iraci Souza (PSDB), o parlamentar rondonopolitano foi apresentado para as integrantes que frequentam o grupo do bairro Jardim Natureza. “É uma bela iniciativa, fiquei impressionado. Esse projeto seria uma ótima alternativa para funcionar também em Rondonópolis. Gostei muito do que foi apresentado, agora vamos trabalhar para levar a ideia para nosso município. Agradeço a disposição e a parceria da vereadora Iraci”, conta Juary.

Iraci explicou que pelo menos cinco municípios já entraram em contato e pediram informações sobre o “Mãos Talentosas”. “Eu fico muito feliz em apresentar esse trabalho para outras cidades. Espero que ele possa ser implantando em outras regiões do Estado. A iniciativa garante renda extra para as famílias, gera inclusão e valoriza as mulheres”, explica.

O projeto foi implantando no começo deste ano em Pedra Preta e tem como proposta qualificar profissionalmente mulheres com pouca oportunidade no mercado de trabalho.

Atualmente mais de 100 participantes recebem orientações de técnicas para produção de artesanato em larga escala. As participantes são divididas em grupos espalhados pelos bairros da cidade, zona rural e são instruídas com aulas teóricas e práticas.

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a economia doméstica, oferecendo aulas de graça. Além de aprenderem ofício de “a até z”, as participantes também receberão orientações de administração para colocar o que foi produzido em estabelecimentos comerciais, sem atravessadores.

O trabalho é maior da história de Pedra Preta, quando se fala em inclusão social e geração de renda.

De acordo com Iraci, o projeto surgiu depois de conversa com grupos de mulheres do município, que estavam preocupadas com a falta de opção de empregos na cidade. “Algumas já conhecem os primeiros passos do artesanato, outras tem facilidade em aprender. Também mostrei que o lucro com as produções é bom, já que a matéria prima é barata”, finaliza.

A organização do projeto e o grande volume de adesão chamou atenção do poder público, que de acordo com a legisladora está disposto a ser parceiro do trabalho.

+ Acessados

Veja Também