PDT mobiliza líderes da região de Diamantino para fortalecer sigla de olho em 2016

Redação PH

Redação PH

pedro taques é filiado ao psdb em ato para 5 mil pessoas e líderes nacionais

PDT mobiliza líderes da região de Diamantino para fortalecer sigla de olho em 2016

A direção do Partido Democrático Trabalhista (PDT) fez encontro para fortalecer o partido na região de Diamantino. Estiveram lá Executivas Municipais da cidade e mais quatro municípios, no total de 60 líderes pedetistas, alguns deles pré-candidatos a prefeito e vereador na região. Foram feitas no sábado (15/8) filiações de 100 pessoas e apresentados cerca de 20 pré-candidatos da cidade, entre empresários, educadores, movimento comunitário e profissionais liberais.

Os presidentes da sigla em Diamantino, Eduardo Capistrano, e em Alto Paraguai, Fabrício Carvalho, participaram e foram apresentados como pré-candidatos a prefeito em 2016. Além de filiados da cidade, estiveram dirigentes da Executiva Regional, de Cuiabá, Santo Antônio de Leverger e Acorizal. O ex-deputado Erival Capistrano pediu união por projeto comum do PDT e lamentou o partido perder a eleição de prefeito na cidade em 2012 por 49 votos.A reunião contou ainda com a presidente da Associação da Mulher Trabalhista de Mato Grosso (AMT) e vice-presidente do PDT de Cuiabá, Suzana Rondon.

O presidente do Diretório Regional do PDT, deputado Zeca Viana, enfatizou aos presentes o caráter de defesa dos trabalhadores, da educação e da transparência na gestão pública que o partido sempre teve. “Sou a favor de Mato Grosso, sou deputado de Mato Grosso e continuo firme na linha da transparência, honestidade e fiscalização da correta aplicação dos recursos públicos e investimentos urgentes na saúde, educação e geração de emprego e renda”, defendeu Zeca.

“Temos atualmente seis prefeitos e vamos mais do que dobrar esse número. O partido tem proposta, projeto. O que se falou na campanha, tem que cumprir no mandato”, completou o deputado. “Não adianta a gente votar e depois de quatro a cinco meses reclamar. Temos que eleger políticos sérios e honestos”.

O presidente do PDT de Diamantino e pré-candidato, Eduardo Capistrano, afirmou que desde o início de 2014 o partido cresceu no município com novas lideranças. Ele pediu para os pedetistas seguirem com rigor ideias e projetos do PDT. “Nosso grupo político tem nome como opção a prefeito e boa chapa de vereadores. Vamos seguir os ensinamentos dos nossos fundadores”.

No final de julho, o presidente do PDT e dirigentes do Diretório Regional também fizeram série de reuniões em 10 municípios da região do Araguaia para organizar o partido rumo às eleições de 2016. Zeca reafirmou em Diamantino que o partido deliberou para ter candidatos a prefeito em todas as capitais e um nome para disputar a Presidência em 2018.

HISTÓRICO DO PDT

O histórico pedetista filiado ao partido no município e membro da Executiva local do PDT, com 32 anos na sigla, José de Arimatea, fez um resumo do histórico de luta do partido no país, na cidade e no Estado. Ele ressaltou que o PDT foi criado no exílio por idealistas, durante a ditadura militar, há 35 anos, com a Carta de Lisboa.

“Na política, se não houver utopia, não funciona. Porque companheiros que criaram o PDT, como Brizola e Darcy Ribeiro sempre pensando na educação para o Brasil”, afirmou Arimatea. “Somos ideias, continuação do que está na Carta de Lisboa. Não admito pedetista de verdade que não fale de educação integral. Onde tiver um pedetista, Brizola vive”.

Ele lembrou que os líderes fundadores da sigla, como Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, sempre tiveram uma utopia de construir país justo e democrático. E esses ensinamentos precisam ser respeitados e colocados em prática, como tem feito o presidente e todos os pedetistas da região de Diamantino.

O deputado Zeca Viana ainda explicou que divergências quanto à falta de valorização da sigla criou impasse dele com o governador Pedro Taques e resultaram na sua saída do partido.

“Nós pedetistas honrados não nos manchamos e nem ao partido por interesses ocultos. Vamos sempre torcer para que o governador faça uma boa administração. Principalmente no combate à corrupção, que ele não comunga”, explicou Zeca. Porém, advertiu: “Eu me preocupo com algumas pessoas que estão ao lado dele”. Ele repetiu argumento de que após a eleição o governador não prestigiou pedetistas que ajudaram em sua campanha.

+ Acessados

Veja Também