Pátria Voluntária incentiva doação com campanha do agasalho

Pontos de coleta foram instalados em diversos pontos da Esplanada dos Ministérios; doações podem ser feitas até 13 de julho

Campanha do Agasalho arrecada roupas em Brasília (DF). - Foto: Reprodução/Pátria Voluntária

O Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado (Pátria Voluntária) iniciou uma campanha do agasalho, que tem como proposta o recebimento de doações de mantas, cobertores, agasalhos e sandálias para beneficiar pessoas em situação de rua e pessoas necessitadas, que tem sofrido com os impactos da chegada do inverno.

A presidente do Conselho do Programa, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, teve a ideia da campanha a partir de um pedido que recebeu da ONG Mãos Solidárias, que precisava de ajuda para atender cerca de 200 homens que hoje estão abrigados no Alojamento Provisório da Ceilândia, a cerca de 30 km de Brasília.

Para facilitar ainda mais a arrecadação de doações, foram instalados diversos pontos de coleta. Eles estão espalhados pela Esplanada, em Brasília (DF), começando pelos Ministérios e também nas portaria do Palácio do Planalto (prédio principal e anexo).

A iniciativa, realizada na capital do País, quer servir de inspiração para que outras instituições e voluntários mobilizem ações em suas cidades, por todo o Brasil. O período de coleta começou na última sexta-feira (3) e vai até dia 13 de julho.

O que pode ser doado?

Roupas femininas, masculinas, infantis, acessórios de inverno, calçados, cobertores, itens de cama, mesa e banho, de qualquer tamanho, em bom estado de conservação para o uso imediato.

O Programa

O Programa Pátria Voluntária, que é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República, tem por objetivo fomentar a prática do voluntariado como um ato de humanidade, cidadania e amor ao próximo, além de estimular o crescimento do terceiro setor, contribuindo para a transformação do Brasil em um País mais justo e mais solidário. A Plataforma patriavoluntaria.org também está disponível para que organizações sociais promovam campanhas de doação financeira e já conta com mais de 600 instituições cadastradas.

Cuidados durante a pandemia

Para garantir o cuidado com a saúde e minimizar a propagação da covid-19, serão adotadas medidas de segurança e higiene durante a distribuição dos agasalhos doados. Por esse motivo, se puder, realize a sua doação em pacotes fechados ou sacos plásticos protegidos.

Pontos de coleta

– Palácio do Planalto (Portaria principal e anexo);

– Advocacia-Geral da União;

– Controladoria-Geral da União;

– Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;

– Ministério da Cidadania;

– Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações;

– Ministério da Defesa;

– Ministério do Desenvolvimento Regional;

– Ministério da Educação;

– Ministério da Infraestrutura;

– Ministério da Justiça e Segurança Pública;

– Ministério do Meio Ambiente;

– Ministério das Minas e Energia;

– Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos;

– Ministério das Relações Exteriores; e

– Ministério do Turismo

Com informações da Casa Civil