Pátio reativa conselho e cria fundo de apoio ao Esporte

Pátio pode municipalizar o transporte público de Rondonópolis

O prefeito Zé Carlos do Pátio vai colocar em funcionamento o Conselho Municipal de Esportes. A criação do Conselho foi, inclusive, publicada na edição do dia 11 de novembro do Diário Oficial do Município.

O Conselho será composto por um colegiado com 18 pessoas, sendo nove ligadas ao Poder Público e outra nove representando entidades de classe. O foco do conselho será: elaborar e desenvolver, em conjunto com o município, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, os projetos destinados à promoção das atividades esportivas, bem como, fiscalizar o seu andamento, contribuindo na formulação de políticas públicas municipais relacionadas ao esporte e lazer, exercendo controle social e auxiliando na melhoria da gestão, além da qualidade de transparência dos gastos públicos.

Além do Conselho, o prefeito criou o  Fundo Municipal de Esporte e Lazer (FMEL), instrumento de captação, repasse e aplicação de recursos destinados a proporcionar suporte financeiro na implantação, na manutenção e no desenvolvimento de programas e ações dirigidas às práticas esportivas e de lazer do Município de Rondonópolis, e gerenciar os recursos captados junto aos setores públicos e privados, planejando e promovendo eventos que garantam desenvolvimento de projetos de Esporte e Lazer recebidos do Conselho Municipal de Esporte e Lazer.

Na prática, o acesso ao apoio ao Esporte, pelo projeto que o prefeito colocou em vigor, será mais controlado e disciplinado e com isso as propostas de apoio precisarão passar pelo Conselho para ter acesso a recursos do fundo que será colocado no orçamento do município.