Pastoral da Sobriedade comemora 18 anos e tem como intenção estender os trabalhos no município

Redação PH

Redação PH

mais de 158 mil veículos devem passar pela br-163 durante o réveillon

Pastoral da Sobriedade comemora 18 anos e tem como intenção estender os trabalhos no município

A Pastoral da Sobriedade de Rondonópolis comemora nesta quinta-feira, 18 anos de trabalho no município, onde realiza atendimento psicológico e psicossocial a dependentes químicos, triagem e encaminhamento para comunidades terapêuticas, bem como um importante trabalho de prevenção contra as drogas, inclusive com crianças, e arrecadação de roupas e material de higiene pessoal para os dependentes que não possuem condições financeiras.

Nestes 18 anos de existência, a Pastoral da Sobriedade de Rondonópolis já atendeu mais de 61 mil pessoas de todas as idades. Vale ressaltar que esses números incluem não apenas usuários, mas também seus familiares, diferencial da Pastoral que trabalha com terapias psicológicas, palestras motivacionais e encontros de autoajuda.Segundo a coordenadora regional, Doroty Carnahiba, a participação da família neste momento é indispensável. “Primeiro de tudo o usuário precisa querer ser ajudado. Em seguida vem a importância dos familiares mais próximos participarem do tratamento para saberem como agir nesta situação e até mesmo identificar se contribuíram de alguma forma para o que aconteceu”, explica Doroty. De acordo com ela, a Pastoral conta com uma psicóloga cedida pela Diocese, uma psicóloga voluntária e assistentes sociais também voluntárias.

A coordenadora conta que no início, a Pastoral da Sobriedade em Rondonópolis executava apenas ações de tratamento dos dependentes químicos, mas conforme os atendimentos eram realizados, os voluntários da Pastoral perceberam a necessidade de um trabalho de prevenção nas escolas e comunidades, que iniciou no ano de 2013.

Ao se notar a importância do trabalho de prevenção e os seus resultados positivos, surgiu no segundo semestre de 2015 o projeto Conectados na Vida, trabalho realizado diretamente nas salas de aula que envolvem alunos e seus pais. Atualmente o projeto está presente na escola Municipal Frei Milton e naAssociação Koblenz Brasil (Kobra), na Vila Operária. Segundo a coordenadora da Pastoral da Sobriedade em Rondonópolis, Francisca Frantz, as ações começam com os pais, que precisam entender e aprovar o projeto junto com a direção da instituição de ensino, para que o mesmo possa ser levado para sala de aula. “O melhor de tudo é que os resultados do projeto são visíveis. Os próprios pais relatam uma melhora significativa no comportamento dos seus filhos após a participação no Conectados Com a Vida, sendo assim, fica mais fácil estender nosso trabalho, pois a aceitação se torna melhor”, contou Francisca. Ela ressalta que o que impede uma expansão maior do projeto, bem como todo o trabalho da Pastoral é a falta de voluntários para a execução dos trabalhos e as dificuldades financeiras.

“Nós contamos com doações da sociedade, entidades e empresas privadas. Mas para expandirmos nossas ações, precisamos de muito mais voluntários, mas reconhecemos que se trata de um trabalho que exige muita disponibilidade por parte das pessoas e sabemos que isso não é fácil”, esclarece Doroty.

Contudo, mesmo com todas as dificuldades, o trabalho da Pastoral da Sobriedade de Rondonópolis já tirou milhares de pessoas do mundo das drogas e evitou que muitos partissem para este mundo. Conforme dados da Diocese Rondonópolis – Guiratinga, atualmente, 28,1% das pessoas que procuram tratamento na Pastoral são depedendentes de álcool, em segundo lugar (27,5%) estão os classificados em outros tipos de dependência, como dependentes de jogos, sexo, compras, etc. Em terceiro lugar estão os dependentes da nicotina (cigarros) com 15,5%, outra dependência química 11%, maconha 9,1%, crack 4,7% e cocaína 4%. Não há números exatos quanto aos recuperados, porém, conformes os relatos dos agentes da Pastoral, é grande o número de pessoas que vencem os vícios após passar pelos tratamentos.

Por fim, Francisca e Doroty fizeram questão de ressaltar a importância da ajuda da sociedade rondonopolitana para com o trabalho da Pastoral, para elas, nada seria possível sem a colaboração da comunidade. Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho da Pastoral da Sobriedade em Rondonópolis, está convidado a participar da celebração dos 18 anos que acontece nesta quinta-feira, 18, a partir das 18hs no Festare.

Sugestão de Pauta:

O quê? 18 anos de Pastoral da Sobriedade em Rondonópolis

Quando? 18 de maio, das 18hs às 20hs

Onde? Festare – Rua Fernando Correio da Costa, CophaRondon, próximo ao Sicredi

Por quê? Ter acesso ao trabalho completo da Pastoral e divulgar para população esse importante trabalho.

+ Acessados

Veja Também