Partidos pequenos podem tomar vagas dos grandes na Câmara de Rondonópolis

Lucas Perrone

Lucas Perrone

Partidos pequenos podem tomar vagas dos grandes na Câmara de Rondonópolis

Com o conhecimento de ter disputado quatro eleições para vereador em Rondonópolis e ter vencido três, o ex-prefeito Ananias Filho acredita que com as novas regras os partidos de menor porte poderão ocupar mais vagas na Câmara.

Ele acredita as siglas que definirem uma boa estratégia de votos e com bons candidatos terão vagas garantidas na Câmara. “O fim das coligações obrigou os partidos menores a se organizarem e muitos conseguiram fazer boas chapas”, disse.

Ananias explica que desta forma quem deve perder espaço na Câmara serão as grandes agremiações. “Os pequenos vão pegar as vagas dos grandes”, disse.

Atualmente o Solidariedade com seis vereadores, o PSD com quatro parlamentares, o PTB com três, o PSDB com três, o MDB com três são as maiores bancadas da Câmara, além do PDT que tem um parlamentar.

Nas eleições de 2018, Ananias foi um dos estrategistas na montagem da chapa para Câmara dos Deputados e Assembleia do grupo do senador Wellington Fagundes, que disputou o governo. A chapa conquistou quatro das sete cadeiras de Mato Grosso no Congresso e elegeu sete dos 24 deputados estaduais.

Um dos segredos, de acordo com a Ananias foi o investimento em candidatas mulheres com densidade eleitoral. “Isso faz toda a diferença, candidatas mulheres fortes ajudam e muito nas chapas, defendo o investimento até maior nas mulheres na hora de colocar os recursos”, disse.

Ele explica que as mulheres obrigatoriamente representam 30% das chapas e com isso é importante escolher bem as candidatas femininas e com candidatas com densidade eleitoral elas acabam puxando os demais candidatos garantindo um número maior de eleitos.

A única mulher eleita deputada federal em Mato Grosso foi a professora Rosaneide, que estava na chapa coordenada por Ananias. A chapa ainda contava com Gisela Simona que foi primeira suplente nas eleições de 2018.

Leia mais sobre o assunto

Repetir estratégia de Bolsonaro sem narrativa pode ser um erro para pré-candidatos

Ex-prefeito diz que somente a rede social não ganha eleição em Rondonópolis

 

+ Acessados

Veja Também