Partido Solidariedade quer aumentar número de filiados em MT

Redação PH

Redação PH

deputado federal participa de reunião interinstitucional em barra do garças

Partido Solidariedade quer aumentar número de filiados em MT

A fim de organizar e traçar metas para o futuro do partido, o Solidariedade de Mato Grosso reuniu líderes de todo o Estado no primeiro Encontro Estadual, em que foi discutido temas como a legislação para as eleições de 2016, filiação partidária, regularização das comissões provisórias municipais e chapas para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O encontro ocorreu no último sábado (16.01) na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá.

Fundado em 2013, o Solidariedade nasceu com o conceito de defender a atração de indústrias e o crescimento dos empregos, conta o presidente do partido em Mato Grosso, Manoel de Souza. O objetivo principal do encontro foi compartilhar o conhecimento técnico e conhecer as necessidades da entidade, para a condução e organização do projeto de partido.

“Orientamos as direções locais sobre a exigência do número de filiados, procedimentos contábeis e jurídicos, procedimentos na composição dos quadros, chapas de vereadores e prefeitos”, disse Souza, que também é presidente do central sindical dos trabalhadores, Força Sindical de Mato Grosso.

Hoje, o Solidariedade possui em todo o Brasil, um vice governador, 18 deputados federais, 22 deputados estaduais, 200 prefeitos, três mil vereadores e 64 mil filiados. O tesoureiro estadual do Solidariedade, e secretário geral da comissão municipal de Cuiabá, Adolfo Grassi, explicou que o objetivo do partido para este ano é conseguir 20 mil filiados em Mato Grosso, atualmente o partido conta com sete mil filiados.

“Este encontro serviu para encurtar a distância entre o partido e os dirigentes locais. Alinhamos os discursos para ir de encontro a nossa ideologia , coletamos informações dos municípios e discutimos o cenário político atual”, disse Grassi, que explicou a diferença do Solidariedade para outros partidos. “Somos um partido novo, sem vícios, com projetos e propostas que envolvem toda a sociedade”, concluiu.

De acordo com o prefeito em exercício de Cuiabá, Haroldo Kuzai, as principais ações do partido para este ano são fortalecer as conexões municipais, definir diretrizes, metas, orientar as comissões no campo jurídico e contábil. Com 33 prefeitos, 105 vereadores, um vice-prefeito e um deputado estadual, o Solidariedade está a crescer.

“Partidos que trabalham na velha politica estão perdendo filiados. As pessoas estão a procurar partidos com novas ideias e novas lideranças. Isso traz ao Solidariedade facilidade para receber este pessoal, explicando como um partido com dois anos de existência já tem tanta abrangência”, explicou o prefeito.

O evento contou com a presença da professora e ex-senadora, Serys Marly, do Partido Republicano Brasileiro (PRB). Ela enfatizou a necessidade de mais mulheres na política e a necessidade de maior divulgação da violência contra a mulher. Pediu maior organização dos partidos e criação de políticas sociais mais efetivas.

Zé Carlos do Pátio, atualmente no oitavo mandato como deputado, revelou as projeções para o partido este ano. “O partido já existe em 92 municípios de Mato Grosso. Chegaremos ao centésimo. Estamos entre os 10 maiores partidos do Brasil e só temos dois anos de existência. Isso é porque viemos de movimentos sindicais e bases populares, somos fortes dentro do segmento dos trabalhadores. Sabemos o que a sociedade quer um partido novo”, afirmou.

O empresário e suplente do deputado Zé Carlos do Pátio, Marco Aurélio Coelho, explicou que os presidentes de comissões e pré-candidatos puderam colocar as dificuldades da região deles e por em pauta as orientações jurídicas e partidárias. “A dinâmica desenvolvida pelo partido permitiu que os membros tirassem dúvidas. Entenderam o desafio de atingir o número de filiados propostos, com base no número de eleitores de cada cidade, e principalmente, participaram e compartilharam de ideias e sugestões”, disse Coelho.

Para o presidente municipal do partido no município de Confresa (a 1.80 km de Cuiabá), e pré candidato a vereador da cidade, Paulo Cesar Carvalho, o Solidariedade trouxe a ele o espaço para apresentar propostas à sociedade e oportunidade para realizar objetivos. “O evento fortaleceu a troca de experiências e construção de uma nova ideologia partidária”, pontuou Carvalho.

+ Acessados

Veja Também