Parlamento é parceiro em evento sobre importância do aleitamento materno

Redação PH

Redação PH

parlamento é parceiro em evento sobre importância do aleitamento materno

Parlamento é parceiro em evento sobre importância do aleitamento materno

A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), realiza 1º Encontro Mato-Grossense de Aleitamento Materno, do dia 2 a 4 de agosto, em Cuiabá. O evento acontece em meio à Semana Estadual do Aleitamento Materno (SEAM), instituída pela Lei Estadual 8.044/2003 para ocorrer de 1º a 7 de agosto.
Porém, tramita na Assembleia Legislativa, duas propostas para ampliar o período de uma semana para um mês e instituir o “Agosto Dourado” em âmbito estadual. Se aprovada uma das propostas, será regulamentado em âmbito estadual o que estabelece a Lei Federal nº 13.435 de 12 de abril de 2017, que define o mês de agosto como mês do Aleitamento Materno “Agosto Dourado”.
A dilatação do tempo vai permitir que a campanha seja realizada anualmente, durante todo o mês de agosto, para sensibilizar e conscientizar a população quanto aos benefícios do aleitamento materno. As propostas em tramitação na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei (PL)307/2017ePL 284/2017são de autoria dos deputados Baiano Filho (PSDB) e Janaina Riva (PMDB), respectivamente.
De acordo com o deputado Baiano Filho, o projeto deverá estimular o aleitamento materno em Mato Grosso, com o engajamento da sociedade, organizações governamentais e privadas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o leite materno como principal alimento e orienta como fonte de exclusiva para crianças até os seis meses de idade e ainda deve ser mantido na dieta até os dois anos de idade.
“Sabemos que o ato de amamentar é natural e constitui a melhor forma de alimentar os bebês de até seis meses e a continuação até os dois anos de idade ou mais, além de fortalecer as defesas do organismo, estabelece vínculos afetivos entre mãe e filho”, afirma o deputado Baiano Filho.
O projeto 307/2017 foi lido em sessão plenária do dia 7 de julho, com dispensa de pauta, e se encontra na consultoria da Mesa Diretora para despacho. O PL 284/2017, de autoria da deputada Janaina Riva, também já foi lido durante sessão e ficou em pauta no período de 4 a 11 de julho.
O presidente da Associação Via Láctea Caminho Luz e Vida, Samuel Marques, explica que a regionalização do programa ajuda a reforçar a importância do aleitamento e a conscientizar da população. “Já realizamos a campanha em agosto, mas com a instituição por meio de lei o projeto ganha mais apoio de pessoas e de outras entidades ou empresas”.
AÇÕES -O I Encontro Mato-Grossense de Aleitamento Materno (Emama), realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), começa com a abertura no dia 2 de agosto, a partir das 8h, no Teatro do Cerrado "Zulmira Canavarros” e segue com programação desenvolvida no Hotel Fazenda Mato Grosso, nos dias 3 e 4 de agosto.
De acordo com a SES, haverá discussões e reflexões sobre as práticas da amamentação e da alimentação complementar saudável através de conferências, encontros de saberes, oficinas para profissionais da saúde, rodas de conversa e apresentação de trabalhos científicos, artigos ou relatos de experiências.
A Associação Via Láctea também terá uma programação intensa, com inauguração de um postodrive thrude recolhimento de leite, palestras e distribuição de materiais em hospitais, supermercados e em um shopping de Cuiabá.

+ Acessados

Veja Também