Parlamentares de MT são homenageados pela defesa do fortalecimento da Justiça

Redação PH

Redação PH

em audiência, medeiros cobra que plano de aviação regional saia do papel

Parlamentares de MT são homenageados pela defesa do fortalecimento da Justiça

A Associação dos Juízes Federais (Ajufe), considerada uma das entidades mais atuantes e respeitadas do Brasil, realizou nesta quarta-feira, 8, solenidade em que homenageou diversas autoridades políticas e jurídicas que têm contribuído com o aperfeiçoamento do funcionamento da Justiça no Brasil. Do Legislativo, receberam a honraria o senador Wellington Fagundes, líder do PR no Senado, e deputado Valtenir Pereira (PMDB), ambos de Mato Grosso.

“São parlamentares que ajudaram a Ajufe, os magistrados federais e toda a sociedade. É um momento ímpar para a nossa associação homenagear essas pessoas” – disse o juiz Antônio César Bochenek, ao destacar as inúmeras ações no âmbito do Legislativo. O evento marcou o encerramento da gestão do magistrado paranaense. Assume em seu lugar o juiz Roberto Veloso, eleito em abril para o biênio 2016-2018.

Durante a solenidade na sede da Ajufe, o senador Wellington Fagundes, criador da Frente Parlamentar Mista para o Aperfeiçoamento da Justiça Brasileira, voltou a firmar compromisso pela criação dos Tribunais Regionais Federais, destinados a desafogar o segundo grau da Justiça Federal, que enfrenta sobrecarga. Para o parlamentar, a medida é fundamental.

“Hoje a população cobra agilidade. Por isso temos que fortalecer o Judiciário. Temos que ter uma Justiça célere, uma Justiça em que o cidadão sinta que quando for procurar seus direitos tenha uma solução rápida” – frisou.

Na semana passada, o senador republicano se reuniu com o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, pedindo o julgamento do mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade que suspendeu os efeitos da Emenda Constitucional que determinara a criação de quatro tribunais regionais federais. A suspensão da criação dos TRFs se deu em medida liminar concedida pelo então ministro Joaquim Barbosa.

Outro projeto destacado visando o aperfeiçoamento da Justiça brasileira diz respeito à PEC 187/2012, apresentada pelo senador Wellington Fagundes (PR), quando ainda exercia mandato de deputado federal. De acordo com o projeto, todos os magistrados vitalícios em atividade, de primeiro e segundo graus, podem votar em eleições para os órgãos diretivos dos tribunais de segundo grau.

Atual coordenador da Frente Parlamentar Mista, o deputado federal Valtenir Pereira, informou que a PEC está pronta para ser votada no plenário da Câmara dos Deputados. Ele destacou que a proposta conta com o apoio de mais de 2/3 e deve ser votada em breve. Ao agradecer a homenagem, destacou a importância da PEC para a democratização do Judiciário: “Essa será uma marca importante e daí a nossa luta pela sua aprovação” – disse o parlamentar.

+ Acessados

Veja Também