Parceria oferece semana de oficinas culturais no bairro Jardim Vitória, em Cuiabá

Parceria oferece semana de oficinas culturais no bairro Jardim Vitória, em Cuiabá
Karen Malagoli/ALMT

Parceria oferece semana de oficinas culturais no bairro Jardim Vitória, em Cuiabá

Desenhos geométricos, jogos teatrais, Teatro de Sombras, Introdução ao Cinema e, “de quebra”, prevenção às drogas. Tudo isso em uma escola periférica de Cuiabá, para crianças do maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental. Foi assim a ‘Semana Cultura Kurâ’, uma parceria entre a Assembleia Social (antiga Sala da Mulher) e o Instituto Kurâdomôdo Cultura Sustentável, que ofereceu oficinas culturais aos alunos da Escola Espírita Yvonne Amaral Pereira, no bairro Jardim Vitória, na última semana.

Oferecer gratuitamente ensino regular a 252 crianças é uma das ações da Associação Espírita Yvonne Amaral Pereira, que atende a mais de 500 famílias no bairro Jardim Vitória e região.

As oficinas, cada qual em uma tarde, por quatro dias úteis, foram oferecidas por professores parceiros da Assembleia Social, voluntários nesta ação. A professora de artes plásticas, Daniela Cunha – mais conhecida como Dani Xu, estava ansiosa antes da aula. “Eu acho que será uma tarde extremamente agradável, com bastante alegria. E depois, lógico, uma exposição desses desenhos”, garantiu.

O servidor da ALMT, da equipe da Assembleia Social, e cineasta Luiz Marchetti também ofereceu oficina. Exibiu o filme Bala Perdida, com Nico e Lau, do qual foi diretor, e pode dialogar sobre câmera, luz, figurino e debater sobre o perigo das drogas. “Foi muito bacana, porque as crianças tinham interesse em saber como se começa a fazer cinema. Pude constatar a importância do teatro nas escolas e a arte como uma ferramenta social de transformação”, avaliou.

Keila Figueiredo, diretora da escola beneficiada, agradeceu “à Assembleia Legislativa, através da Assembleia Social, e ao Instituto Kurâdomôdo por proporcionar essas oficinas, um trabalho muito lindo, extensão do trabalho que já fazemos com estas crianças”.

A diretora geral do Instituto Kurâdomôdo, Cleide Arruda, registrou a “grata satisfação e alegria de promover a Semana Cultura Kurâ aqui na comunidade Jardim Vitória”.

“Contemplar estas crianças num projeto tão bonito, em uma semana dedicada à cultura e à arte enche nosso coração de alegria. Nossa gratidão!”, enaltece a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira, que aproveita a oportunidade e reforça que “parcerias como essa são sempre bem-vindas”.

Confira mais fotos

+ Acessados

Veja Também