Palio interrompe reinado de 27 anos do Gol e é o mais vendido do ano

Redação PH

Redação PH

palio interrompe reinado de 27 anos do gol e é o mais vendido do ano

Palio interrompe reinado de 27 anos do Gol e é o mais vendido do ano

Por 27 anos consecutivos o Gol foi o carro mais vendido do Brasil, mas, em 2014, o reinado foi interrompido pelo Fiat Palio, quer terminou em primeiro lugar, segundo dados da Fenabrabe, a federação dos concessionários, divulgados nesta terça-feira (6).
O G1 relembra, abaixo, fatos marcantes na história do Gol e na indústria automobilística, no Brasil e no mundo, nesse período de domínio do hatch da Volkswagen no mercado. Em quase três décadas, o país viu a ascensão dos carros "mil" (1.0) e dos flex, a crise mundial que levantou preocupações como um menor consumo de combustível e a ampliação do mercado brasileiro, atualmente o quinto maior do mundo.
AVolkswagen lança o Golno Brasil, mirando os concorrentes Chevette e Fiat 147. O motor é um 1.3, de 42 cv, refrigerado a ar.Relembre a evolução do modeloao longo dos anos.
Fiat começa a produzir o Uno, modelo mundial, com design de Giorgetto Giugiaro, famoso por desenhar Ferraris. O modelo se tornaria um dos maiores rivais doGol.
1987– Começa o"reinado" de 27 anosdo Gol como carro mais vendido do Brasil.
Estreia oGol GTI,primeiro carro com injeção eletrônicade combustível no Brasil. Tinha motor 2.0 de 112 cv e se tornou um dos novos "colecionáveis" do Brasil, junto com Ford Escort e Chevrolet Kadett.
1990- Início daabertura do mercado brasileiro a produtos importados, inclusive os carros.
Fiat lança oUno com motor 1.0, iniciando a era dos carros populares, chamados "mil (referente a cilindrada de 1.000 cm³)". Essa motorização contava com redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O Gol 1000 chegaria em 1992.
1991– Volkswagen lança no Brasil osprimeiros carros com freios ABS.
A pedido do presidente Itamar Franco é retomada a produção do Volkswagen Fusca, que tinha sido interrompida em 1986. Ele ganha o apelido de"Fusca Itamar". O modelo sai de linha definitivamente em 1996.
O Gol chega à 2ª geração (G2), que ganhou o apelido de“Gol bolinha”pelas linhas mais arredondadas. Seus novos rivais eram Fiat Uno (depois chamado de Mille) e Chevrolet Corsa. Posteriormente, o modelo passaria por duas reestilizações, que seriam comercialmente chamadas de G3 e G4.
OFiat Palio chega às lojascomo primeiro carro mundial da marca lançado no Brasil antes do mercado global.
O Fiat Tipo, na versão 1.6 MPI(foto), é oprimeiro carro com airbagno Brasil.
O Gol se torna oprimeiro carro flex.
OGol chega, de fato, à 3ª geração, chamada pela montadora de G5 ou Novo Gol. Ela conviveria até o fim de 2013 com a G4, tendo, inclusive, os emplacamentos somados aos dela pela Fenabrave, a federação dos concessionários.
2008- A crise econômica mundial começa nos Estados Unidos e contamina Europa e Ásia. AGM anuncia seu maior prejuízo na históriae, no ano seguinte, entra com pedido de falência. A operação no Brasil não foi interrompida. A montadora se reergueria nos anos seguintes, com a ajuda do governo norte-americano.
2008- No Brasil, para proteger a indústria, ogoverno zera IPI para carros 1.0e baixa o de outras motorizações, provocando um “boom” de vendas.
2008– A crise faz as montadoras buscarem alternativas aos veículos "beberrões" e os holofotes voltaram paracarros elétricos e híbridos, que combinam os dois motores. A americana Tesla lançou o Tesla Roadster(foto), 1º veículo elétrico de série nos EUA que poderia ser usado em estradas.
Fiat lança o Novo Uno, completamente mudado em relação ao modelo anterior, mas mantém as vendas do Mille. Os emplacamentos dos dois modelos são somados pela Fenabrave.
Marcas chinesas atingem um recorde no Salão de São Paulo, com 8 estandes, de Chery, que promete o QQ(foto)como carro mais barato do Brasil, Jac, Chana, Haima, Effa, Lifan, Hafei, Brilliance e Jinbei. As importações de carros de marcas que não fabricam no Brasil crescem 144% no ano.
2011- O Gol completa 25 anos consecutivos como líder de vendas,superando o Fuscacomo o veículo que ficou mais tempo no topo da lista.
2011– Governoaumenta o IPI para carros importadosde fora do Mercosul e do México, atingindo as marcas chinesas, que despencariam nas vendas nos anos seguintes.
A geração atual passa por reestilização, que deixa oGol com cara de Fox. Ele ganha a versão Bluemotion, que promete menor consumo e emissão de poluentes.
Com queda nas vendas e pátios cheios, ogoverno torna a reduzir o IPIpara carros. A alíquota só voltaria ao normal em janeiro de 2015.
2012- Governo lança oInovar-Auto, o chamado regime automotivo, um conjunto de regras que as montadoras e importadoras podem cumprir para obter benefício fiscal. O plano incentiva a produção nacional. Marcas como BMW, Mercedes-Benz, Audi, Chery e Jac Motors anunciam fábricas.
2013– Pela primeira vez em 10 anos, a indústria brasileira fecha o ano comqueda na venda de veículos, na comparação com o ano anterior.
Todos os carros novos no Brasil passam a ser obrigados a sair de fábrica com freios ABS e airbag duplo frontal. A regra faz a Volkswagen "aposentar" o Gol G4 e a Kombi, que se despediu após 56 anos em linha. A Fiat faz o mesmo com o Mille, impactando no volume de vendas do Gol e do Uno no ano.
Gol perde a liderança anual em vendas para o Fiat Palio.
O Brasil tem baixa nas vendas de veículos pelo 2º ano seguido. O país deverá fechar o ano como quinto maior mercado do mundo para carros.

+ Acessados

Veja Também