Palestra ensina caminho da saúde financeira a servidores




Cerca de 150 servidores receberam orientações sobre educação financeira na tarde desta quinta-feira (03.05), no Auditório da Arena Pantanal, durante a 13ª Caravana da Transformação, como parte do programa institucional que visa melhorar a qualidade de vida do servidor por estimular escolhas financeiras conscientes.

A capacitação foi oferecida pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Escola de Governo, em parceria com Banco do Brasil.

Conforme o secretário chefe da Casa Civil, Júlio Modesto, presente na abertura do evento, esta é uma ação essencial do governo para auxiliar os servidores no planejamento, e na realização de suas metas financeiras, sejam elas sair do endividamento, ou alcançar um sonho por meio de um investimento.

“Temos um perfil detalhado do endividamento dos servidores, e segundo dados de março deste ano, mais de 60% dos servidores possuem descontos em folha acima de 80% da sua margem.

É extremamente importante que a Seges oportunize essas capacitações para que os servidores busquem a saúde financeira, e consequentemente qualidade de vida e estímulo no exercício da sua função profissional”, defende o secretário.

A facilitadora Patrícia de Laura, assessora da Superintendência Regional do Banco do Brasil, demonstrou como deve ser planejado o orçamento familiar, opções de como os servidores devem renegociar dívidas para pagar menos juros, e ainda soluções para poupar e pensar no futuro.

Ela alerta ainda para hábitos saudáveis que contribuem para as finanças saudáveis no ambiente familiar, como a transparência sobre os gastos domésticos, e ainda as decisões compartilhadas sobre gastos.

O professor de matemática, Julio Cesar Rosseto, e o secretario da Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Tcharles Shneider, percorreram 460 quilômetros deixando a cidade de Vera onde atuam para participarem do evento.

O interesse dos servidores vai além de saber mais sobre educação financeira, vieram conferir a ação do Estado pois são pesquisadores do tema no mestrado. Além disso, ambos trabalham o assunto com turmas tanto na Educação de Jovens e Adultos (EJA), quanto com alunos no ensino médio.

“Acreditamos que ensinar a fazer uma pesquisa de preço, um controle ou uma tabela de fluxo e de caixa, a controlar os gastos é essencial. Quantos de nós chegamos ao final do mês e nos perguntamos o que foi feito com o salário. E um planejamento financeiro pode mudar isso”, conta Rosseto.

Programação

Capacitar servidores sobre esta temática é uma inciativa inédita no Estado. Conforme o secretario de Gestão, Ruy Fonseca, a Seges preparou uma programação para estender esta capacitação para várias secretarias diante da procura, e da importância deste tema para o servidorismo público.

Cinco secretarias receberão capacitação da Superintendência da Escola de Governo em educação financeira até o final de maio. Na próxima segunda-feira (7) o Mato Grosso Saúde receberá a palestra, no dia 8 a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), no dia 9 o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), dia 10 a Secretaria de Fazenda será atendida, e no dia 11 o Mato Grosso Previdência.