Ouvidoria ativa nos Hospitais Federais no Rio de Janeiro

Ouvidoria ativa nos Hospitais Federais no Rio de Janeiro
Marcelo Queiroz / Secretaria-Geral da Presidência

Ouvidoria ativa nos Hospitais Federais no Rio de Janeiro

Escutar demandas individuais para propor soluções coletivas. Este é o objetivo da Ação Integrada de Ouvidorias nos Hospitais Federais no Rio de Janeiro, que ocorre entre os dias 02 a 05 de abril, e é promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério da Saúde.

Nesta terça-feira (02/04), o secretário especial adjunto da Secretaria Especial de Modernização do Estado (Seme), Odilon Mazzini, e o ouvidor-geral da União, Walmir Dias, deram início às atividades, que envolvem visitas aos hospitais, qualificação dos ouvidores e sensibilização dos gestores para estimular a participação dos cidadãos.

Durante a cerimônia, realizada no Departamento de Gestão Hospitalar (DGH/SAS/MS) no Rio, Mazzini enfatizou que este diálogo é necessário para compor as estratégias de melhoria na gestão dos hospitais: “Essa interação com a sociedade é fundamental. É hora de pacientes e profissionais apresentarem sugestões para melhorias. Estamos aqui para ouvi-los”. Walmir reforçou o papel de mediação das ouvidorias: “Somos um canal de contato entre o Estado e o cidadão. Temos o papel de defesa e proteção dos usuários”.

Ouvidoria ativa e Capacitação

Faz parte da programação da Ação uma agenda de visitas nas unidades, com uma ouvidoria ativa, focada no contato direto com os cidadãos – sejam eles usuários, fornecedores ou servidores – no intuito de promover participação e divulgar os canais de diálogo.

Haverá reuniões com os gestores para reforçar a importância da escuta de demandas. Nas visitas, será feita a divulgação do site para registro de manifestações e contribuições: saude.gov.br/hospitaisfederais.

Em paralelo, os ouvidores dos hospitais passarão por uma qualificação profissional com uma equipe da CGU. Durante três dias, os temas Defesa do Usuário e Simplificação, Práticas de Atendimento ao Cidadão e Tratamento de Denúncias em Ouvidorias serão abordados. Será apresentada a experiência do sistema e-Ouv, voltado para melhorias contínuas nos serviços públicos prestados ao cidadão.

A Ouvidora-Geral do DGH, Raquel Rodrigues, enfatizou a importância de termos empatia como estratégia de acolhimento: “Temos que atender ao usuário de forma empática. Isso causa uma resposta imediata”. Fábio Valle, Ouvidor-Adjunto da União, reforçou a importância da capacitação por permitir reflexões sobre as dificuldades das práticas ocorridas no cotidiano.

Acesse e participe

Esta busca de diálogo com a sociedade é uma iniciativa concreta da Ação Integrada de Apoio à Gestão dos hospitais federais do Rio de Janeiro. Para possibilitar que mais pessoas participem da construção da melhoria, foi criado um site dedicado à recepção de manifestações relacionadas aos Hospitais Federais (saude.gov.br/hospitaisfederais).

O espaço virtual acolhe denúncias, reclamações, solicitações, sugestão e elogios que são direcionados, automaticamente, ao Comitê Gestor da Ação Integrada.

+ Acessados

Veja Também