Outsiders se preparam para entrar na disputa em Rondonópolis

Lucas Perrone

Lucas Perrone

Empresário é apontado como o novo na disputa a prefeito do ano que vem

Outsiders se preparam para entrar na disputa em Rondonópolis

A eleição para prefeito de Rondonópolis, em outubro deste ano, promete apresentar um modelo de candidato que raramente surge nos processos eleitorais do município, trata-se de outsiders.

O termo americano é muito utilizado pela imprensa que cobre política nos Estados Unidos e significa uma espécie de forasteiro ou neófito em política. A palavra entre os americanos é voltada a uma nova modalidade que ganhou força na política e tem como maior exemplo, o presidente americano Donald Trump. O perfil de outsider geralmente é voltado para candidatos, que viveram fora da política e sempre se dedicaram à iniciativa privada e , na maioria das vezes, jamais disputou cargos eletivos.

No Brasil, há exemplos de outsiders que deram certo, como o governador de São Paulo, João Dória Júnior,  que em 2016 disputava e vencia pela primeira vez a prefeitura da capital paulista, sem jamais ter disputado uma eleição e com uma vida fora da política.

Outro exemplo está em Mato Grosso, Blairo Maggi quando venceu a sua primeira eleição para governador em 2002, era considerado um outsider, apesar de que na época já havia participado de outros processos eleitorais, atuando nos bastidores ou como suplente de senador.

No perfil de Rondonópolis, pelo menos dois candidatos tem um padrão que se aproxima de um outsider. Um deles é o empresário Luiz Homem de Carvalho, o Luizão, que está ensaiando uma pré-candidatura.

Outro é o também empresário Cláudio Ferreira, o Cláudio Paisagista, ambos tem afirmado que vão à disputa e se encaixam no perfil de outsider.

+ Acessados

Veja Também