Oscar Bezerra acompanha comitiva mato-grossense em busca de investimento internacional

Redação PH

Redação PH

guarantã será atendido pelo mutirão justiça comunitária

Oscar Bezerra acompanha comitiva mato-grossense em busca de investimento internacional

Uma equipe formada por prefeitos mato-grossenses, servidores estaduais, empresários, secretários de Estado e o deputado estadual Oscar Bezerra cumpriráagenda em Toronto, no Canadá, entre os dias 3 e 9 de março. A equipe participará do maior evento sobre mineração já realizado no mundo, e terá a missão de apresentar as potencialidades minerais de Mato Grosso.

“O objetivo dessa comitiva é apresentar o potencial mato-grossense e atrair investidores para fomentar o desenvolvimento mineral e turístico daqui. Há diversas empresas pelo mundo interessadas em pedras como ametista, quartzo, quartzo rosa, ágatas, opalas, turmalina, diamante, entre outras gemas, e ouro. A maioria dessas pedras pode ser encontrada no nosso estado”, destacou Oscar Bezerra.

Em Mato Grosso, já foram identificadas algumas pedras preciosas, semipreciosas e metais de interesse da indústria mundial, como: ametista, no município de Aripuanã; quartzo róseo, em Rondolândia; quartzo rutilado, na Baixada Cuiabana, mais precisamente em Nossa Senhora do Livramento; em Guiratinga foram encontradas ágatas e opalas; ouro, em Peixoto de Azevedo; e diamante em Juína.

“Além de pedras preciosas e semipreciosas, Mato Grosso é rico em fósforo e potássio, minérios utilizados na produção de insumos importantes no tratamento e preparação do solo para o plantio. Não podemos esquecer que somos o 'Estado do Agronegócio' e estamos importando o fosfato (um composto de fósforo) e tantos outros insumos que poderíamos estar produzindo aqui mesmo. Precisamos de investimentos no setor para acelerar a identificação desses minérios, extração e produção de produtos que são necessários para o desenvolvimento do agronegócio e da economia em Mato Grosso”, enfatizou o deputado.

Considerando que Mato Grosso é rico em mineração, a missão internacional tem grandes chances de atrair novos investidores. Essa é a aposta do governo de Mato Grosso, que decidiu apoiar os trabalhos da Companhia Mato-grossense de Mineração – a Metamat.

Integram a missão internacional, representantes de Apiacás, Alta Floresta, Juína, Peixoto de Azevedo, Jaciara, Nova Guarita, Poconé e Rondonópolis. Estarão presentes, também, os presidentes das cooperativas de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto; de Produtores de Diamantes de Juína; de Poconé e do Consórcio Amazônia e da Desenvolve MT, além de secretários de Estado de Mato Grosso, servidores públicos, representante da Metamat e o deputado Oscar Bezerra. A equipe desembarcará no Canadá neste sábado (4) e cumprirá diversas agendas, entre reuniões e participação em eventos relacionados à mineração e ao mercado mundial. A comitiva retorna a Cuiabá no dia 8 de março (quarta-feira).

+ Acessados

Veja Também