Orientação vocacional pode virar disciplina nas escolas em MT

Redação PH

Redação PH

cerca de mil cidadãos envolvidos no ‘assembleia itinerante em ação’

Orientação vocacional pode virar disciplina nas escolas em MT

O deputado estadual Jajah Neves (PSDB) apresentou no último dia (13), durante sessão ordinária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), um Projeto de Lei (PL: 476/2017) que obriga as escolas a ministrarem a disciplina de Orientação Vocacional.
Conforme o projeto, as escolas deverão preparar os alunos do terceiro ano do Ensino Médio para a escolha de uma carreira profissional. O deputado ressalta que a mediação da relação entre o aluno e o conhecimento, nos termos da lei, será feita por profissionais da área de Psicologia.
“No projeto eu explico que as escolas farão parcerias com as universidades para que os alunos assistam aulas de nível superior, de acordo com a sua escolha profissional. O objetivo é que o aluno possa conhecer mais sobre as áreas de seu interesse e se familiarizar com aquele ambiente”, explica o parlamentar.
A parceria poderá ocorrer com universidades públicas e privadas no contraturno escolar e as despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias. “Todos os cursos universitários existentes farão parte do programa que decorre desta lei, devendo ficar a cargo do aluno optar pela universidade que ofereça o curso pretendido por ele”, diz trecho do Projeto de Lei.
Jajah Neves destaca que este projeto ajudará os jovens a escolherem melhor a sua profissão. “O mercado hoje está exigindo uma melhor qualificação e o ambiente corporativo está mais dinâmico, então vamos ajudar os nossos alunos com o seu futuro, pois muitos deles concluem o ensino médio sem saber o que seguir profissionalmente".

+ Acessados

Veja Também