Órgãos estaduais estarão fechados durante feriado de Corpus Christi

Serviços considerados essenciais, como saúde e segurança pública, permanecem atendendo a população

Governo fortalece as ações de combate à corrupção no Estado nos últimos quatro anos

Nesta quinta e sexta-feira (31 de maio e 1º de junho) as repartições públicas estaduais estarão de portas fechadas por conta do ponto facultativo de Corpus Christi previsto no Decreto nº 1.318, de 21 de dezembro de 2017, que determina os feriados dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo.

Serviços considerados essenciais, como saúde e segurança pública, permanecem atendendo a população. Saiba o que abre e fecha no funcionalismo estadual.

Saúde

Na área da saúde permanecem ativos o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Hospitais Regionais, e o serviço de Unidade de Tratamento Intensivo aérea em regime de plantão para o transporte de passageiros em situação de urgência e emergência. Já o Laboratório Central do Estado (Lacen) vai funcionar em regime de plantão.

Segundo a Secretaria de Saúde, as unidades de saúde que fecham nos dois dias de ponto facultativo, e retomam atendimento normal na segunda-feira (04.06) são: Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (Cridac), Centro de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), Centro de Referência de Alta e Média Complexidade (Cermac), Farmácia de Alto Curso e MT Hemocentro.

Segurança

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Púbica, apenas as unidades administrativas param durante o feriado. Em Cuiabá e Várzea Grande, as centrais de flagrantes do bairro Planalto e a central de ocorrências da Prainha, além da central de flagrantes em frente ao aeroporto de Várzea Grande funcionam, e devem centralizar os procedimentos de Boletins de Ocorrências.

Os batalhões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal (IML) e Perícia Criminal também não param os serviços. O IML, assim como as delegacias especializadas de Homicídio (DHPP), de Trânsito (Deletran), e a de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), atendem em regime de plantão.

Nas cidades do interior, as delegacias de polícia já atuam sob regime de plantão, 24 horas por dia, e deverão continuar com este atendimento durante o feriado. Já as Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá e Várzea Grande trabalharão sob regime de sobreaviso.

A Derf Cuiabá mantém uma equipe de plantão para atendimento presencial de roubos em residência, que envolvam restrição à liberdade da vítima.

Internautas poderão obter atendimento online durante qualquer feriado na Delegacia Virtual para registro de ocorrências envolvendo extravio/furto, furto de celular, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio e também realizar o pré-registro de outros crimes. Para acessar a Delegacia Virtual clique aqui.

Assistência

Conforme a Secretaria de Trabalho e Assistência Social, o Sistema Nacional de Emprego (Sine), Ganha Tempo e o Restaurante Prato Popular da Capital irão seguir o decreto, e não atenderão durante o ponto facultativo. As atividades serão retomadas na próxima segunda-feira.