Operário VG deve ficar fora da Copa Verde; CBF divulga tabela até terça

Redação PH

Redação PH

Operário VG deve ficar fora da Copa Verde; CBF divulga tabela até terça

O que parecia certo não deve mais acontecer. Por determinação da CBF e um erro no regulamento do Campeonato Mato-Grossense 2015, o Operário Várzea-grandense não deve ser o segundo representante de Mato Grosso na Copa Verde 2016. O Luverdense seria o postulante à vaga. A equipe de Várzea Grande pode não ser incluída no torneio mesmo tendo "garantias". O Chicote da Fronteira foi vice-campeão estadual e tinha a certeza que ganharia a vaga, tanto pelo arbitral do Mato-Grossense, quanto por um documento assinado pela Federação Mato-grossense de Futebol (FMF).

São dois problemas em questão: segundo a federação estadual, a CBF avisou que o regulamento do torneio pode mudar de dois em dois anos. Como a Copa Verde já vai para sua terceira edição, ela tem o poder de alterar a forma de disputa. Com isso, apenas o campeão estadual teria direito a entrar na competição. A segunda vaga viria do ranking nacional, em que o Luverdense é o melhor colocado de Mato Grosso.

A segunda demanda é quanto ao regulamento do Campeonato Mato-Grossense, que não prevê a indicação da vaga na Copa Verde ao vice-campeão, apenas ao campeão.

– O torneio é da CBF e quando ocorreu nosso arbitral eu não era o presidente. A CBF nos comunicou que a vaga seria somente do campeão e que a Copa Verde teria mudanças no formato. Então vamos aguardar a oficialização, pois nem no nosso regulamento está previsto – disse João Carlos, presidente em exercício da FMF.

Na época do arbitral, realizado em novembro de 2014, o presidente em questão da federação era justamente Helmute Lawisch, mandatário do Luverdense. Tanto os presentes, quanto o site da FMF davam como certa a ida do campeão e vice estadual para a Copa Verde.

– Estamos no aguardo da oficialização da nossa vaga. Estive na CBF na semana passada e nos foi passado que a segunda vaga seria pelo ranking. Mas ainda não temos nada oficial. O regulamento do estadual não fala nada em segunda vaga – disse Lawisch.

Por ora, apenas o Cuiabá tem lugar garantido no torneio pelo título estadual. Em contato com a reportagem, a CBF se limitou a dizer que "a tabela sai até esta terça-feira, dia 08 de dezembro, ou seja, 60 dias antes do torneio começar".

Recentemente, o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, falou da possibilidade de mudanças no torneio, que dá uma vaga na Copa Sul-Americana ao campeão.

OPERÁRIO VG SE REVOLTA

O presidente do Tricolor, Geovani Banegas, aguarda o comunicado oficial para tomar providências. Ele tem o documento assinado pela FMF que garante a equipe na Copa Verde 2016.

– Não vou me precipitar, mas já adianto a nossa revolta com o que estão fazendo. Estávamos contando com isso e de repente fazem uma coisa dessa. Atrapalha todo nosso planejamento – relatou.

A diretoria do Chicote da Fronteira espera se basear no documento (veja ao lado) para se defender e tentar manter o que está previsto desde o início pela FMF.

COPA VERDE

A Copa Verde deste ano teve a participação de times do Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins e Espírito Santo. A competição, que garante vaga na Sul-Americana da temporada seguinte, teve o Cuiabá como campeão.

Em 2016, o torneio está previsto para começar em 6 de fevereiro.

+ Acessados

Veja Também