Operação Vagalume fiscaliza circulação de veículos pesados dentro da cidade

Setrat realiza Operação Vagalume em vias de Rondonópolis
Divulgação

Operação Vagalume fiscaliza circulação de veículos pesados dentro da cidade

Alvos da Operação Vagalume realizada ontem (30), entre as 18h e as 22h, pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat), carretas e veículos pesados que trafegaram nas avenidas Bandeirantes, Frei Servácio e Otaviano Muniz foram inspecionadas pelos agentes de trânsito da Pasta.

“Normalmente, já fazemos um trabalho de rotina. Nessa noite particularmente, realizamos o serviço em horário especial para fiscalizar a área de restrição máxima onde é proibida a circulação de carretas e veículos pesados sem autorização formal”, assinala o gerente do Departamento de Trânsito da Setrat, José Severino da Silva Neto, o Nino.

Ele relata que foram autuadas e reconduzidas ao Anel Viário – que é a rota compatível com a sobrecarga que transportam – cerca de 15 carretas por tráfego em perímetro não permitido e explica que a ação se fundamenta no artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Nino esclarece também que a prática é considerada infração média, sujeita a multa de R$130 e registro de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Esses veículos devem andar pelo Anel Viário. O percurso em perímetro urbano só é permitido para carga e descarga daqueles que precisam fazer entrega de mercadoria e apresentam nota fiscal como, por exemplo, carretas com produtos de supermercados”.

Portanto, os que estão somente em trânsito, não podem passar por dentro da cidade”, salienta Nino, e enumera os danos pela desobediência a esta norma: “A infração gera prejuízo em todos os sentidos”.

“Desde rotatórias quebradas a canteiros estragados, sem falar no afundamento da pista, que não foi feita para suportar tamanho peso e, assim, não tem resistência suportá-lo. Afinal, cada via tem um tipo de compactação realizado com especificações técnicas adequadas a sua finalidade”.

+ Acessados

Veja Também