Oncologista de Rondonópolis é homenageado por atuação na área de saúde em MT

Gestores de Campo Verde estão preocupados com obras paralisadas para atender área da educação
Karen Malagoli/ALMT

Oncologista de Rondonópolis é homenageado por atuação na área de saúde em MT

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), em reconhecimento ao trabalho e atuação na área da saúde pelo médico oncologista José Spila Neto, em Rondonópolis, indicou para receber moção de aplausos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na sessão plenária, na última quarta-feira (20).

José Spila se sentiu honrado com a notícia da Moção pelo parlamentar e acredita que o deputado é um instrumento de Deus para mostrar que realmente está no caminho certo.

“O que tenho vontade é de mudar a região. Não de ter reconhecimento de todo mundo e, sim, ter cumprido o dever de estar aqui na terra para ajudar as pessoas. Essa indicação é um incentivo”, comenta.

Nascido em Matão (SP) e com uma história construída há 21 anos em atendimento ao município rondonopolitano aos pacientes com câncer da região sul do estado, José Spila foi responsável pela implantação do Nutec Rondonópolis com o apoio da Santa Casa, em 2003. O início foi muito complicado, conforme explica o médico, devido não contar com a ajuda da gestão pública.

“Não tinha ajuda nenhuma. Usava recursos próprios, dinheiro do bolso. Eu queria trazer o tratamento do câncer para o interior do Estado. Meu perfil é de fazer a diferença, tornar acessível o tratamento. O que me deixava triste eram pessoas saírem de suas cidades por muitos quilômetros e deparar com uma via rodoviária deficitária que tínhamos na época, para fazer quimioterapia”, lembra.

O deputado considera o médico como um brilhante profissional e humano. Com atrasos no recebimento de pagamento pelos serviços prestados na Santa Casa de Rondonópolis, o parlamentar interviu na situação para manter o atendimento aos pacientes com câncer da instituição. “Acompanhamos essa situação e conversamos com o Dr. Neto e ele entrou em um acordo e entendimento com a Santa Casa para o devido repasse”, esclarece.

Com perfil para atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o oncologista conta que já deparou com vários casos diferenciados e complicados que marcaram a sua vida. E, perante essas situações, o motivaram a ir além de uma apenas prestação de atendimento a um paciente com câncer, ou seja, avançar em projetos de infraestrutura para agregar no tratamento e firmar parcerias.

Um dos avanços obtidos pelo médico foram parcerias estabelecidas junto ao Governo do Estado de Mato Grosso, implantação da primeira Unidade de Alta Complexidade de Cancerologia (UNACON) fora da capital, situada na Santa Casa de Rondonópolis – com credenciamento do Ministério da Saúde e a fundação da Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (APOR) para um atendimento humanizado e com qualidade aos pacientes em tratamento.

+ Acessados

Veja Também