Oferta interna de carne de frango caiu 7,5% no 1º bimestre

Redação PH

Redação PH

famato e corpo de bombeiros discutem a segurança nas feiras agropecuárias de mt

Oferta interna de carne de frango caiu 7,5% no 1º bimestre

Projeções efetuadas pela APINCO a partir da produção de pintos de corte indicam que em fevereiro passado a avicultura de corte operou com um potencial de produção de carne de frango pouco superior a 1,030 milhão de toneladas, volume 7,5% menor que o apontado para o mesmo mês de 2016.

Como, no mês, as exportações de carne de frango aumentaram mais de 3%, chegando às 325,4 mil toneladas, a conclusão é a de que a produção destinada ao mercado interno não foi muito além das 700 mil toneladas, recuando quase 12% em relação a fevereiro de 2016.

Nos três quesitos – produção, exportação e oferta interna – a variação negativa em relação ao mês anterior, janeiro de 2017, foi bastante significativa. Neste caso, porém, é preciso considerar que fevereiro é mês bem mais curto.

De toda forma, o que mais importa para o setor é conhecer os resultados relativos ao primeiro bimestre de 2017. E como a produção estimada para o período – cerca de 2,2 milhões de toneladas – foi 3% menor que a do mesmo período de 2016, enquanto as exportações aumentaram quase 9%, o resultado final é uma oferta 7,55% menor que a do bimestre inicial do ano passado. O pouco mais de 1,5 milhão de toneladas estimadas para o mercado interno na abertura de 2017 correspondeu ao menor volume dos últimos quatro bimestres.

+ Acessados

Veja Também