Oferta de novos cursos técnicos no ensino médio é abordada no novo episódio do Conecta Jovem

Picture of Seciteci-MT

Seciteci-MT

A entrevista foi mediada pela apresentadora Camila Zeni - Foto por: Marcos Salesse | Seciteci-MT

Oferta de novos cursos técnicos no ensino médio é abordada no novo episódio do Conecta Jovem

Entre os cursos técnicos ofertados estão Administração, Enfermagem e Agricultura

Compartilhe:

A nova oferta de cursos técnicos no Ensino Médio foi abordada no novo episódio do podcast Conecta Jovem, disponibilizado nessa quarta-feira (15). No bate-papo com a jornalista Camilla Zeni, o secretário-adjunto de Educação Profissional e Superior, Dimorvan Alencar Brescancim, e o superintendente de Educação Profissional, Endrigo Antunes, apresentaram os detalhes das novas capacitações, que iniciarão em 2024. 

A ação é fruto de uma parceria da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e será disponibilizada para 15 municípios mato-grossenses. O estudante que optar pela modalidade poderá concluir o Ensino Médio já com um diploma técnico em uma das áreas escolhidas. Entre os cursos técnicos ofertados estão Administração, Enfermagem e Agricultura.

Com 1.960 vagas para 2024, a Seciteci busca agregar um maior número de estudantes ao longo dos próximos três anos, chegando a uma oferta de mais de 6 mil vagas em 2026. A expectativa é formar anualmente 2 mil profissionais técnicos que também encerraram o Ensino Médio.

O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior, Dimorvan Alencar Brescancim, reforçou a importância da qualificação profissional para os jovens, sendo essa uma grande oportunidade para o desenvolvimento e reconhecimento de carreira a longo prazo. 

“A minha ascensão no mundo do trabalho veio através do curso técnico, foi muito importante para mim. Chamo a atenção para isso, pois essa oportunidade faz toda diferença na vida profissional desse jovem. É uma experiência de muito amadurecimento durante esses três anos fazendo o Ensino Médio junto com o Técnico”, disse o secretário adjunto. 

Já o superintendente de Educação Profissional, Endrigo Antunes, completou afirmando que a busca pela formação técnica tem aumentado cada vez mais nos últimos tempos. Ainda de acordo com Endrigo, essa é a realidade encontrada em instituições de ensino dentro e fora de Mato Grosso. 

 “Temos visitado várias instituições dentro e fora de Mato Grosso e, em todo lugar que nós passamos, os diretores de outras instituições nos relatam que vários jovens buscam estágios remunerados. Então existe uma perspectiva muito bacana de oportunidades”, acrescentou o superintendente.

Para assistir ou ouvir o episódio na íntegra, acesse o canal do Governo de Mato Grosso no YouTube.

Deixe um comentário

Veja Também