Obra de reparos não termina e adia liberação de viaduto da Copa

Redação PH

Redação PH

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Obra de reparos não termina e adia liberação de viaduto da Copa

A liberação do trânsito no viaduto Jamil Boutros Nadaf, conhecido como viaduto da Sefaz, em Cuiabá, foi prorrogada. A previsão era de que os veículos começassem a trafegar no local, a partir desta quinta-feira (30), porém, a obra de acabamento da pista não foi finalizada. O elevado faz parte do pacote VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), licitado por R$ 1,4 bilhão, e que deveria ser concluído para a Copa do Mundo. O viaduto está interditado há 11 meses, apresentou falhas na estrutura e passou por reparos durante a interdição.

O anúncio sobre a liberação do viaduto foi feito pelo governo do estado após teste na estrutura física feito no último dia 22 pela empresa contratada para concluir a obra. Entretanto, nesta quinta-feira, a Secretaria de Estado das Cidades (Secid) informou que a empresa não terminou de realizar os acabamentos na pista de rolamento do viaduto. Dessa forma, o elevado permanecerá interditado e a nova data de liberação não foi divulgada.

A Secid informou também que vai notificar o Consórcio VLT, contratado pelo governo para o projeto, sobre os serviços inacabados. A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com a empresa. Conforme nota encaminhada pela assessoria da pasta, o secretário de Cidades, Eduardo Chiletto, analisou o relatório encaminhado pela empresa LSE Laboratórios de Sistemas Estruturais, na quarta (29), e determinou a não liberação do trânsito. Ele explica que os acabamentos não se tratam de reparos na estrutura da obra, que já foi corrigida nos últimos meses.

Ainda de acordo com a secretaria, o laudo aponta bom desempenho estrutural do viaduto e que as obras de reforço realizadas no elevado confirmaram o aumento da resistência da estrutura. Também destaca que o viadutoo pode ser utilizado normalmente com as cargas especificadas no projeto original, que compreende até 45 toneladas. O secretário diz que os ensaios de cargas realizados no viaduto confirmam que não há risco estrutural.

Histórico

Pertencente à obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o viaduto Jamil Boutros Nadaf, que custou R$ 7,4 milhões, foi inaugurado em fevereiro de 2014. Contudo, teve o tráfego interrompido em agosto do mesmo ano, após o Consórcio VLT verificar problemas estruturais. Em fevereiro de 2015 as obras de reforço foram iniciadas e não tiveram custo para o estado. O elevado conta com 278 metros de extensão e irá contribuir para o tráfego de veículos na região.

+ Acessados

Veja Também