Obra de recuperação da ponte da Vila Canaã está na fase final

Obra de recuperação da ponte da Vila Canaã está na fase final
Foto: Wheverton Barros

A reconstrução da ponte sobre o Córrego Bambu, que fica na Avenida Rui Barbosa, ligando a Vila Canaã à região central e outros bairros de Rondonópolis, está na reta final. A obra, que deve ser concluída em setembro, consiste na instalação de aduelas (estruturas pré-fabricadas de concreto armado), que formam a base do leito carroçável da ponte.

Além da instalação de uma linha tripa de aduelas de três metros de diâmetro, estão sendo feitos ainda serviços complementares como a construção de muros de pedra argamassadas a montante e jusante do curso d’água do córrego, bem como do novo pavimento asfáltico, que será de 48 metros quadrados.

Executado com recursos próprios da Prefeitura de Rondonópolis, o trabalho de recuperação da ponte está sendo realizado pela equipe da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder).

A antiga ponte não suportou o grande volume de água das chuvas e acabou rompendo, formando uma cratera. O município espera que as novas aduelas que foram instaladas suportem o volume pluviométrico que passa pela região e evitem que um novo rompimento aconteça.

A previsão é de que a nova ponte na avenida Rui Barbosa sobre o córrego Bambu fique pronta em setembro e o tráfego de veículos e trânsito de pedestres possa ser liberado. “Já iniciamos a fase de compactação final e estamos finalizando a concretagem das pedras argamassadas”, informou o diretor técnico da Coder, Pedro Alves Cabral.

Ele acredita que até a próxima semana este serviço seja finalizado “e começamos a puxar o material para fazer a pista de rolamento. Então, estamos bem próximos de finalizar e liberar esta obra tão sonhada obra da Canaã”.