O trabalho de Alta Performance no Hipismo

Dra. Luciana Meireles

Dra. Luciana Meireles

O trabalho de Alta Performance no Hipismo

O que os atletas precisam para o desempenho perfeito em uma competição? Além do treinamento e esforços diários, eles precisam estar em perfeita sintonia com o corpo e a mente. E para tornar isso possível é preciso desenvolver a alta performance. No hipismo, o conceito é o mesmo, mas a prática é ainda mais desafiadora, uma vez que o esporte é o único a depender de um animal. Inclusive, a prática é importante para qualquer atleta que deseja encontrar o seu melhor potencial e melhorar em diversos aspectos, tanto em questões relacionadas ao lado físico, como ao aspecto cognitivo e emocional.

O trabalho de desenvolvimento de alta performance no hipismo é personalizado e integrado, unindo treinador, psicólogo esportivo e outros profissionais para identificar as principais “dores” do atleta para então traçar objetivos com o intuito de melhorar: seja uma dificuldade técnica na performance da modalidade ou algum aspecto emocional, que inclui por exemplo, controle do nível de ativação da ansiedade, autoconfiança, elevar o nível de concentração, timidez e outros aspectos. Em casos de crianças e adolescentes, o trabalho também envolve os pais.

Durante o treinamento, são avaliados pela equipe de profissionais todas as nuances tanto na parte técnica (postura, posicionamento, movimento do corpo, distâncias para saltar e outros aspectos) quanto tática (tais como: tipos de curvas realizadas na competição, estratégias para a realização da pista) e emocional.

A filmagem é um dos instrumentos utilizados para que o atleta seja observado por várias perspectivas, a fim de detectar o menor detalhe que possa ser melhorado. Quando, por exemplo, o atleta apresenta insegurança, o seu corpo e a sua postura demonstram tal fragilidade. Portanto, se o atleta apresenta uma excelente habilidade técnica, mas é “fraco” mentalmente, todas as suas habilidades podem se perder.

Durante o trabalho, são realizadas avaliações para identificar o que melhorou e o que precisa ter mais atenção, além da análise qualitativa que é de extrema relevância.

A prática precisa, sobretudo, da conexão do cavaleiro ou amazona com o cavalo. Um dos fatores que impacta bastante na performance dos atletas é a autoconfiança. Dessa forma, o trabalho psicológico é fundamental, especialmente para vencer ou diminuir as dificuldades ou evoluir na performance que deseja conquistar.

A alta performance no hipismo também estimula o autocontrole, contribuindo para a melhora do controle do nível de ativação de ansiedade e frustrações comuns em qualquer competição, além dos medos inerentes ao hipismo, como cair do cavalo, por exemplo, e o fato de encarar o desafio que a competição proporciona.

O tempo para atingir as mudanças propostas pelo trabalho de alta performance varia de acordo com o atleta e quem podem alcançar resultado em alguns meses. No entanto, por depender também do atleta, não há como estipular um tempo mínimo.

Uma das conquistas do trabalho de alta performance é influenciar o cavaleiro ou a amazona a encarar os desafios, aprender a lidar com erros e dificuldades e não desistir ao se deparar com eles. E isso pode ser levado para a vida pessoal, uma vez que há desafios que só a pressão e a ansiedade de uma competição podem proporcionar. Portanto, o trabalho de alta performance no hipismo impacta o atleta e a vida pessoal, afinal antes de ser um atleta, ele é uma Pessoa.

*Dra. Luciana Meireles é especialista em Alta Performance para atletas do hipismo e outras modalidades, formada em Psicologia e em Educação Física, Mestre em Psicologia do Esporte pela Universidade do Minho – Portugal. Trabalha como psicóloga clínica e esportiva há mais de 23 anos, business partner. Fundadora da Empresa LM Alta Performance em Desenvolvimento Humano e de Negócios. Dra. Luciana é palestrante, com atuação no exterior em diversos temas para empresas de pequeno a grande porte, assessora em Psicologia do Esporte para atletas, treinadores e pais em diferentes instituições, contextos e modalidades.

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