O que você precisa saber antes de montar a sua cozinha planejada

Pixabay/Ilustrativa

Para montar a sua cozinha planejada do jeito certo, atentando para suas demandas e necessidades, é preciso que você observe alguns pontos fundamentais. Entre eles, as medidas dos móveis e o uso de acessórios específicos.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, indicamos o que você não pode deixar de observar na hora de adquirir uma cozinha que tenha a sua cara. Confira!

Como montar a sua cozinha planejada: por onde começar?




Mas, afinal, por onde você deve começar a pensar sua cozinha? Logo abaixo, listamos algumas dicas para cozinha planejada que não podem deixar de ser considerados.

  • Eletrodomésticos utilizados;
  • Iluminação;
  • Áreas de circulação;
  • Uso de coifa;
  • Acessórios especiais;
  • Decoração.

“No que diz respeito aos eletrodomésticos, deve-se observar as medidas dos móveis da cozinha planejada, de maneira que eles possam ser completamente integrados em nichos.”

Esse ponto também é importante para evitar o uso indevido do espaço, o que tende a reduzir as áreas de circulação.

Ademais, o planejamento deve pensar a iluminação do espaço, a fim de evitar que a cozinha fique escura.

Já as coifas são bastante úteis para evitar que odores vindos da cozinha se espalhem por outros cômodos da casa.

Se você costuma utilizar instrumentos e acessórios mais específicos, não se esqueça de pensar gaveteiros com divisórias que possam acomodar essas peças.

Por fim, é importante ressaltar que a cozinha planejada deve estar de acordo com as paletas utilizadas em pisos, paredes e revestimentos, de modo a proporcionar um espaço mais aconchegante e convidativo.

O que não pode faltar em uma cozinha planejada?

Mas, afinal, o que vem na cozinha planejada? Embora cada cozinha planejada seja única, existem algumas peças que não podem ser deixadas de lado. Entre elas, podemos mencionar as seguintes:

  • Gabinetes;
  • Pias;
  • Armários (aéreos, multiuso, entre outros);
  • Balcões;
  • Suportes para eletrodomésticos;
  • Cooktops.

Evidentemente, pode haver a necessidade de mais peças. Por exemplo, se você pretende fazer da sua cozinha uma área social, pode pensar em conjuntos de mesas com cadeiras e bancadas que combinem com sua cozinha planejada.

Nesse caso, não esqueça de adotar o uso de um bom exaustor. Esse equipamento tem como função a troca do ar quente emitido por fogões e fornos pelo ar frio externo, mantendo o equilíbrio térmico da cozinha.

Há, ainda, artigos que podem ser integrados aos móveis planejados, dando um charme todo especial à cozinha. É o caso da integração da adega na cozinha planejada.

Como montar uma cozinha planejada?

Agora que você já sabe os pontos que devem ser observados em seu planejamento e o que não pode faltar na sua cozinha planejada, veja como montá-la passo a passo!

Passo 1

Faça um orçamento de acordo com seu planejamento, a fim de evitar interrupções na instalação de sua cozinha.

Passo 2

Não esqueça de conferir a qualidade dos móveis da cozinha. Por exemplo, você pode optar por armários aéreos em MDF. Gabinetes e gaveteiros mais próximos à pia podem adotar materiais em vidro ou serem feitos de madeira laqueada.

Passo 3

A forma mais assertiva de montar uma cozinha planejada é contratando serviços de profissionais especializados. Esses profissionais podem fazer um projeto levado em conta aspectos como ergonomia, iluminação e materiais mais adequados.

Para concluir, podemos dizer que investir no planejamento desse cômodo pode torná-lo muito mais prático e confortável, haja vista que possibilita a personalização do ambiente de acordo com demandas específicas.

Ademais, você pode decorar uma cozinha planejada do jeito que quiser, deixando-a com a sua cara! Com isso, é possível, ainda, tornar esse ambiente muito mais aconchegante e bonito.

E você, está pensando em investir em uma cozinha planejada? O que achou das nossas dicas? Comente!