O que você precisa saber antes de contratar um advogado?

Pixabay/Ilustrativa

O que você precisa saber antes de contratar um advogado?

A maior dificuldade de uma pessoa ao contratar um escritório de advocacia é o acesso às informações. Muitas pessoas não conseguem entender como o serviço é prestado e se o advogado está realmente atuando com rapidez e agilidade.

Pensando nisso, trouxemos este artigo para lhe explicar tudo o que você precisa saber antes de contratar um advogado, confira.

  • Acesso às informações do processo

Antes de contratar um advogado autônomo ou escritório de advocacia, recomendamos que você verifique quais são os canais de comunicação disponíveis entre o cliente e o escritório de advocacia. É importante que o cliente tenha confiança e um diálogo sincero com um profissional. Você tem o direito de saber como está sua ação.

Em caso de processos judiciais, você também tem o direito de receber orientações sobre como conferir o andamento do seu caso diretamente por meio dos meios eletrônicos disponíveis no judiciário.

  • O profissional não pode garantir o ganho da causa

O judiciário é um ambiente de disputas, e o advogado assume a responsabilidade pelas medidas, não pelos resultados.

Em outras palavras, o advogado é obrigado a usar a melhor técnica possível para resolver o problema, mas não pode garantir o resultado.

Portanto, você pode ganhar ou perder sem que isso tenha qualquer relação com a atuação e a competência do profissional.

Por esse motivo, é recomendável que você procure mais de um especialista antes de entrar no ambiente contencioso em busca de uma solução.

Cuidado com aqueles que dizem: “Essa causa já está ganha” apenas para fechar o contrato. Recomendamos que você busque todas as orientações possíveis para reduzir a probabilidade de sua perda ser maior.

  • Como funciona a remuneração do advogado

Um advogado ou escritório de advocacia é remunerado na forma de honorários. A Ordem dos Advogados do Brasil possui uma tabela de honorários em cada estado, sendo que esta não se destina a estabelecer um limite para o valor dos serviços jurídicos, mas sim, tem como objetivo estabelecer um montante mínimo a ser ganho pelo profissional.

Cuidado com o profissional que propõe um valor inferior ao do estipulado na tabela.

Além disso, também é importante que a relação entre o cliente e seu advogado ou escritório de advocacia seja documentada. Nesse caso, o contrato de honorário advocatícios é o mais recomendado.

Saiba que o advogado atua como procurador do cliente, ou seja, o nome do cliente que é utilizado para fins judiciais, administrativos e fiscais. Em caso de falta de pagamento com impostos, taxas ou desistência, a cobrança promovida pelo judiciário será na pessoa do cliente e não do advogado. Por isso, fique atento para evitar problemas.

  • Como contratar um advogado?

Os serviços jurídicos costumam ser complexos e, por isso, há advogados especialistas em todas as áreas do direito

Portanto, se você precisar desses serviços, recomendamos que busque todas as orientações possíveis.

Ainda, sugerimos consultar mais de um especialista para ter uma visão de diferentes estratégias e para que você encontre um profissional que lhe passe segurança e conforto.

+ Acessados

Veja Também