O poder da participação ativa do associado na vida de uma cooperativa

Picture of Marco Túlio Duarte Soares

Marco Túlio Duarte Soares

O poder da participação ativa do associado na vida de uma cooperativa

Compartilhe:

A participação ativa dos associados nas cooperativas causa impactos positivos às instituições que vão além das votações para tomadas de decisão.  A presença do associado gera repercussões efetivas no planejamento e na gestão dos recursos e, dessa forma, transforma os rumos dessas cooperativas. 

Graças à presença dos associados, esse modelo se mantém como o segmento do Sistema Financeiro Nacional (SFN) que mais cresceu, de acordo com os dados mais recentes do Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), publicados em novembro de 2022.  

E é pensando em formas de crescer junto com seus associados que a cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá, Pará realizou a Assembleia 2023, que somou a presença de 25.464 associados, de forma 100% digital, entre os dias 31 de março e 10 de abril. 

Por meio desse conceito de gestão participativa, valorizamos a transparência e o engajamento dos associados nas tomadas de decisões. Por isso, este é o evento de maior relevância para nós, pois é o momento em que todos são convidados a exercerem o seu direito a voto e decidem os rumos estratégicos que iremos adotar.

Durante a Assembleia, apresentamos o relatório da gestão, por meio da prestação das contas relativas ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 2022, bem como os demonstrativos das sobras, a Política de Sucessão de Cargos da Alta Administração e o planejamento da cooperativa.

Podemos destacar como os principais resultados da instituição em 2022 o aumento de 27% no resultado líquido, totalizando o montante a R$ 43,4 milhões, e registramos ainda o crescimento de 43% no número de associados, alcançando um total de 90 mil associados.

Resultados extremamente positivos que nos deixam satisfeitos, não apenas pelos números alcançados, mas pelo grande interesse dos nossos associados em contribuírem com a nossa cooperativa através da participação na assembleia.

Eles atenderam nosso chamado, comprometeram-se com a cooperativa, participaram das deliberações e estão ajudando o nosso negócio a crescer, prosperar e se desenvolver ainda mais. E esse é o diferencial das cooperativas e o grande poder do cooperativismo!

Enquanto nas instituições bancárias os clientes não têm voz ou poder decisório, aqui cada associado é dono do negócio e pode fazer a diferença, exercendo seu poder de voto para ajudar a construir a gestão e um futuro próspero para todos os cooperados.

Não resta nenhuma outra palavra a dizer que não seja: obrigado! E você, que está em uma cooperativa, saiba que sua participação faz toda a diferença.

*Marco Túlio Duarte Soares é presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Sicredi Integração MT/PA/AP

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp