Números de casos suspeitos saltam de 5 para 17 em Rondonópolis

Lucas Perrone

Lucas Perrone

Ilustrativa/PIxabay

Números de casos suspeitos saltam de 5 para 17 em Rondonópolis

O número de casos suspeitos de Coronavírus em Rondonópolis mais do que triplicou entre quinta e sexta-feira e saltou de 5 para 17. Esses casos, não confirmados, aguardam resultados de exames que podem levar até cinco dias para serem divulgados.

No entanto, a cidade oficialmente conta com apenas um caso confirmado, trata-se de uma mulher de 59 anos que contraiu o vírus possivelmente em uma viagem ao Egito. Ela chegou à cidade no dia 6 de março; mas foi internada na sexta-feira passada no Hospital da Unimed, o quadro dela é estável.

Nesta sexta, o prefeito Zé do Pátio, baixou um novo decreto, que prevê que os bancos públicos e privados devem suspender atendimento pessoal ao público externo, exceto para os programas destinado a aliviar as consequências econômicas do novo Coronavírus. Também estão vetados de realizarem atendimentos físico aos portadores de doenças graves, devendo optar por assistência aos clientes por canais digitais.

Os restaurantes, bares, lanchonetes, cafés, pizzarias e conveniências poderão atender apenas com entrega (delivery). As feiras livres podem ser realizadas somente para comércio de alimentos como verduras e frutas, porém não poderá haver consumo de comidas no local tal como pasteis e espetos, evitando o aglomeração dos clientes.

Em relação ao transporte público, fica suspenso o passe livre estudantil enquanto não houver aulas nas unidades de ensino de Rondonópolis. Os maiores de 60 anos e as pessoas com deficiência (PCD) terão direito a dois passes por semana, quando houver necessidade de deslocamento como idas a mercados e farmácias, a sugestão é solicitar para uma pessoa fora do grupo de risco fazer essas compras.

Haverá diminuição nos itinerários de ônibus em horários não considerados de picos, sendo assim as linhas estarão rodando menos vezes ao dia. O plano foi definido para não prejudicar o trabalhador que depende do transporte no início e fim de expediente.

O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) não poderá suspender o fornecimento de água para pessoas com tarifa social (que beneficia consumidores de baixa renda), igrejas e salões comunitários.

Fica mantida a suspensão por tempo indeterminado do funcionamento das academias em geral, clubes de lazer, sindicados e ambientes correspondentes.

+ Acessados

Veja Também