Novos enfermeiros e técnicos recebem capacitação sobre imunização

Da Assessoria

Da Assessoria

Divulgação

Novos enfermeiros e técnicos recebem capacitação sobre imunização

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando um treinamento completo sobre Sala de Vacina com os novos enfermeiros e técnicos de enfermagem que foram contratados para a rede municipal. Os profissionais estão atualizando os conhecimentos desde a manutenção do espaço física da sala, armazenamento até a aplicação das doses.

Esse treinamento é uma das ferramentas que a Saúde está utilizando para aumentar os índices de cobertura vacinal que estão baixos na cidade. A capacitação está sendo ministrada pela especialista em saúde, enfermeira Cibelly Carvalho. Ela explicou que está sendo abordado modo de aplicação, calendário de vacinação principalmente das crianças, adolescente, idosos e gestantes, temas específicos de todas as vacinas preconizadas pelo programa nacional de imunização, além de normas técnicas, cuidados na conservação, distribuição e aplicação desses imunobiológicos.

Com apoio das agentes comunitárias de saúde (ACS) o município está realizando a busca ativa de pessoas que deixaram de se vacinar e orientando para que recebam as doses que estão desatualizadas em um dos postos de saúde da cidade. O público principal da busca ativa são as crianças de até 5 anos de idade, período da vida em que algumas vacinas são obrigatórias.

Mesmo estando erradicadas no Brasil, a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, Noeny Pereira de Souza, chama a atenção dos pais para que não deixem de atualizar a cartão de vacina dos filhos, especialmente com aplicação das doses contra a poliomielite e também a meningite. Todas as unidades de saúde contam com doses disponíveis de todas as vacinas.

Imuniza MT Essa semana Rondonópolis recebeu o prêmio Imuniza MT classificado em segundo lugar, na categoria selo bronze entre os municípios com mais de 30 mil habitantes. O objetivo da premiação é reconhecer as boas práticas em imunização e ampliar a cobertura vacinal em Mato Grosso. O programa também possibilita a modernização da infraestrutura da rede municipal de saúde com a premiação em dinheiro. Rondonópolis recebeu R$ 120 mil como prêmio.

+ Acessados

Veja Também