Novo vídeo capta momento do rompimento da barragem de Brumadinho e reação de funcionários

Terrenos cobertos por lama na tragédia de Brumadinho têm minério
Reprodução/Polícia Militar de Minas Gerais

Novo vídeo capta momento do rompimento da barragem de Brumadinho e reação de funcionários

Um novo vídeo que está circulando nas redes sociais mostra o momento exato do rompimento da barragem da mineradora Vale em BrumadinhoMinas Gerais. As imagens foram feitas pelo funcionário terceirizado Leandro Dias, que prestava serviço de manutenção das cancelas da linha de trem da cidade quando houve o acidente.

O vídeo mostra a reação dele e de outros trabalhadores diante da tragédia. “Deus do céu”, lamenta-se o autor das imagens. “Nossa senhora! O que é isso? Caiu tudo”, disse depois. “Tem misericórdia, meu pai. Nossos amigos, gente”, gritou outra pessoa que estava correndo ao lado de Leandro Dias.

No vídeo ainda é possível ver uma fumaça marrom subindo do local onde a barragem rompeu.

Confira:

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atualizou, na tarde desta quarta-feira (30), em 51 o número de vítimas identificadas pelo Instituto Médico Legal (IML). O último balanço da corporação aponta 84 mortos e 276 desaparecidos, além de 391 pessoas localizadas.

De acordo com a Defesa Civil do estado, os trabalhos na região da mina do Córrego do Feijão começaram hoje (30), por volta das 4h da manhã. A barragem B6, com água, segue monitorada 24 horas por dia, segundo o órgão, sem risco de rompimento. Um plano de contingência, entretanto, foi elaborado de forma preventiva.

Nesta segunda (28), a mineradora Vale anunciou a doação emergencial de R$100 mil para todas as famílias que perderam parentes na tragédia. Segundo a empresa, os valores não têm nenhuma relação com as indenizações que serão futuramente calculadas.

Entre outras medidas já anunciadas em favor das vítimas, os beneficiários do Bolsa Família foram autorizados a fazer o saque antecipado. Além disso, os trabalhadores afetados foram autorizados pela Caixa Econômica Federal a retirar até R$ 6.220 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A instituição financeira também criou uma conta para receber doações financeiras, assim como o Banco do Brasil.

+ Acessados

Veja Também