Novo remédio para tratamento de câncer foi liberado nesta segunda

Redação PH

Redação PH

estado amplia procedimentos cirúrgicos em rondonópolis

Novo remédio para tratamento de câncer foi liberado nesta segunda

Registrode um novo medicamentoparao tratamentodocâncer foi publicado nesta segunda-feira (30).O medicamentoDalinvitem como princípio ativo a substância daratumumabe e foi aprovado para o tratamento domielomamúltiplo.

Esse tipo de câncertem início na medula óssea. Nesse caso, osplasmócitos, células que normalmente produzem anticorpos, tornam-se malignos, atingindo as demais células e ossos do corpo.

Com a publicação noDiário Oficialda União, oDalinvi (daratumumabe) foi registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como produto biológico novo. Ou seja, é um medicamento biológico inédito no País.

Odaratumumabefoi aprovado na Anvisa para duas indicações terapêuticas específicas:

emcombinação combortezomibeedexametasona, para o tratamento de pacientes commielomamúltiplo que receberam pelo menos um tratamento prévio;

emmonoterapia, para o tratamento de pacientes commielomamúltiplo que receberam pelo menos três linhas de tratamento prévio, incluindo um inibidor deproteassoma(IP) e um agenteimunomodulador, ou que foram duplamente refratários a um IP e um agenteimunomodulador.

A substância

O daratumumabe é um anticorpo monoclonal humano IgG1 kappa que se liga à proteína CD38 expressa em nível alto na superfície de células em diversas doenças hematológicas malignas, incluindo células tumorais de mieloma múltiplo, assim como outros tipos de células e tecidos em vários níveis.

A proteína CD38 tem várias funções tais como adesão mediada ao receptor, sinalização e atividade enzimática. O daratumumabe mostrou ser um inibidor potente do crescimento in vitro de células tumorais que expressam CD38.

+ Acessados

Veja Também