Novo leilão para troca de milho do Vendas em Balcão será ofertado nesta semana

Publicação da Conab mostra defasagem na relação da colheita por insumo
Divulgação/Mapa

Uma nova data foi marcada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para ofertar as 5,7 mil toneladas de milho em grãos com destino ao Piauí (3,5 mil t) e Rio Grande do Norte (2,2 mil t).

O leilão ocorrerá na próxima semana, dia 7 de agosto, e o percentual de troca para efeito de registro da proposta será definido e divulgado com antecedência de, no mínimo, dois dias úteis antes da data da operação.

O objetivo é abastecer o Programa de Vendas em Balcão, que auxilia pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos e outros, principalmente do Nordeste, que usam o produto na ração animal. As operações foram retomadas a partir do ofício emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no dia 4 de julho, autorizando a Conab a dispor de 170 mil toneladas dos estoques públicos de milho em atendimento ao Programa.

Na última sexta-feira (26), a Conab já havia realizado duas operações, de troca e remoção por frete, mas somente a segunda modalidade teve arrematação positiva, com deságio de 32,4 % para o Piauí e de 42,8% para o Rio Grande do Norte.

Para o leilão do dia 7, os interessados deverão estar atentos às especificações técnicas exigidas no edital, que definem local e prazos de execução, além de cumprimentos de normas legais, como estar cadastrado em bolsa de mercadoria, no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), entre outros.

Confira o novo edital para comercialização do Aviso Nº 109 (troca pública). Já para acessar o resultado do último leilão de frete, veja as opções do Aviso Nº 106.