Novo laytout do Sistema Aplic é apresentado aos fiscalizados

Redação PH

Redação PH

procon notifica cdl para que cobranças diferenciadas fiquem claras aos consumidores

Novo laytout do Sistema Aplic é apresentado aos fiscalizados

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) reuniu, na manhã desta terça-feira (08/11), as empresasprestadoras de serviço desoftware contábil, representantesda Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e servidores municipais de todo o Estado para a apresentação do novolayoutdo sistema Aplic de 2017. Com a colaboração dos próprios usuários do meio informatizado, o sistema passou por adequações no intuito de desburocratizar os serviços e aperfeiçoar os procedimentos de prestação de contas.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento do Controle Externo do TCE (Sedecex), Volmar Bucco Junior, a instituição de controle externo se esforçou no sentido de divulgar com a máxima antecedência o novolayoutpara que as empresas e os municípios fizessem suas adequações em tempo hábil. “Agora eles terão de dois a três meses para fazer eventuais correções e enviar dentro do prazo as prestações de contas dos municípios. Estas informações prestadas de forma correta refletirão na qualidade do exercício das nossas atribuições”, ressaltou.

Esta medida atende ao acordo firmado pela instituição após reunião com a AMM realizada no dia 16 de junho deste ano. O encontro foi organizado pela Associação, que detectou dificuldades das prefeituras em entender as mudanças feitas no sistema de envio de informações contidas nos balanços contábeis para o TCE.

Conforme esclareceu o conselheiro substituto junto à Presidência, Ronaldo Ribeiro, é também do interesse do TCE de Mato Grosso que os jurisdicionados enviem de forma correta os documentos de prestação de contas. “Nós temos nos preocupado com as peculiaridades, a qualidade das informações prestadas pelos fiscalizados. Por isso, pensamos em antecipar esta reunião de apresentação para que sejam enviados os informes tempestivamente”, pontuou.

Segundo o representante da empresa RLZ Informática, Roberto Vidal, a reunião é fundamental para que os municípios saibam quais informações devem ser enviadas ao TCE. Atualmente, a empresa atende aos municípios de Cáceres e Barra do Garças. “É a prestação de contas que valida uma administração. Portanto, é trivial que esse procedimento seja feito com minúcia e atenção, para se enviar, em tempo hábil, todos os dados de contabilidade da gestão”, afirmou.

As alterações no sistema de prestação de contas informatizado – o Aplic – impactam cerca de 505 entes municipais e 65 estaduais. Para a coordenadora de articulação institucional da AMM, Lieda Brito, a antecedência e orientações repassadas pelo TCE de Mato Grosso facilitarão no processo de prestação de contas diante da familiaridade prévia com o sistema.

Uma das inovações propostas diante do Aplic 2017 refere-se ao formato do envio de documentos digitalizados. Por vezes, são enviadas imagens dos arquivos, o que dificulta a navegação pelas informações do documento e o cruzamento dos dados. Este trabalho de atualização desenvolvido pela Sedecex foi implementado em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação, Consultoria Técnica e Secretarias de Controle Externo.

+ Acessados

Veja Também