Novo hangar do Ciopaer e Bombeiros será inaugurado em dezembro

procon-mt é contra reajuste de tarifa do transporte urbano

A primeira base descentralizada do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar, no município de Sorriso (a 420 km de Cuiabá) está com 80% das obras concluídas. A inauguração está prevista para aprimeiraquinzena de dezembro.

Com a instalação do novo hangar, 28 municípios da região Norte de Mato Grosso vão contar com um importante apoio operacional no enfrentamento à criminalidade.

A construção é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Prefeitura de Sorriso. Ao todo, 30 profissionais do grupamento especializado, entre bombeiros militares, policiais civis e policiais militares, serão enviados para atuar no novo hangar.

O hangar é construído em uma área cedida pela Prefeitura de Sorriso, dentro do aeroporto do município, localizado às margens da BR-163, no entroncamento com a BR-242, que liga as regiões Leste e Oeste do estado.

A nova base descentralizada do Ciopaer irá contar com um helicóptero fixo e dois aviões de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. O local terá ainda alojamentos, salas de operações, sala de reuniões, refeitório, sala rádio, banheiros e sala para guardar os equipamentos do Ciopaer e do Corpo de Bombeiros.

A construção começou em outubro de 2016. Nesta semana, o coordenador do Ciopaer, tenente coronel PM Juliano Chirolli, apresentou para o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Jonildo Assis, o andamento das obras.

“A união de esforços resultou nesta construção que será de grande importância para a região norte. Os gestores da Sesp têm se empenhado para a concretização desta obra”, destacou.

Também participaram do encontro, profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

Ciopaer

As atividades do Ciopaer foram regulamentadas pelo Governo do Estado por meio do Decreto nº 8304, de 17 de novembro de 2006. O objetivo é centralizar, em um único órgão, o controle, a operação e a manutenção das aeronaves de asas fixas e rotativas de atividade policial de Mato Grosso.

Desde 2015, o Ciopaer tem auxiliado as forças de segurança pública nas ações integradas em todo o estado. Além disso, o grupamento especializado também realiza patrulhamentos preventivos com foco na redução dos índices criminais.