Novembro Azul: conheça os principais exames de prevenção do câncer de próstata

Conheça os principais exames de prevenção do câncer de próstata

Novembro Azul: conheça os principais exames de prevenção do câncer de próstata

Pesquisas revelam que o homem vive 7,2 anos a menos que a mulher. Uma das principais causas é a negligência com a saúde.

A campanha Novembro Azul surgiu para estimular os cuidados com a saúde masculina com atenção especial para o câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre eles, atrás apenas do câncer de pele.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), prevê para o ano de 2018 mais de 68 mil casos da doença no Brasil. No Mato Grosso são estimados 1.080 novos casos.

A próstata é uma glândula que só existe no homem. Ela é muito pequena e tem o formato de uma maçã. O especialista Leonardo Kayat, radiologista que compõe o corpo clínico do Cedic Cedilab, laboratório da Dasa, explica que a doença está muito associada à idade.

“A partir dos 40 anos é imprescindível a realização de exames de prevenção pelo menos uma vez por ano, visto que, quanto maior a idade, maior a chance de se desenvolver a doença. ” Os homens que tem casos de câncer de próstata na família devem ficar ainda mais atentos, principalmente se o familiar desenvolveu a enfermidade ainda jovem.

Diagnóstico

O diagnóstico vem por meio da combinação de um exame de sangue comum, o PSA (antígeno prostático específico), ecom o exame de toque retal, feito durante a consulta com o urologista.

“Eles devem ser realizados independentemente da existência de sintomas do câncer prostático”, aconselha o especialista.

Quando identificada alguma alteração os médicos indicam a realização de uma ressonância magnética. “A ressonância consegue diferenciar os cânceres mais agressivos dos menores. Estes podem ser acompanhados com o urologista sem a necessidade de procedimentos mais invasivos. ”

Pesquisa

O estudo Precision, publicado no The New England Journal of Medicine, aponta que a ressonância magnética aumenta a eficácia do diagnóstico do câncer de próstata clinicamente significativo, ou seja, aquele que merece tratamento ativo.

O método avançado para o diagnóstico se mostra mais preciso que as estratégias convencionais (como o exame de PSA e toque retal), pois reduz a necessidade de biópsia em homens que tiveram o laudo normal ou pouco suspeito.

O resultado, na maioria das vezes, representa baixa evidência de tumor, ou mesmo lesões ‘clinicamente insignificantes’, com as quais os pacientes não precisarão se preocupar num futuro próximo devido ao seu crescimento indolente (lento e que, na maioria dos casos, não necessita de tratamento).

Sobre o Cedic Cedilab

Atuante na área de medicina diagnóstica em Mato Grosso, o Cedic Cedilab tem mais de 20 anos de tradição na oferta das melhores soluções em exames laboratoriais e diagnóstico por imagem em um só local, garantindo conforto e conveniência ao paciente.

São mais de três mil tipos de procedimentos oferecidos em seis unidades de atendimento em Cuiabá e Várzea Grande. Todos eles são garantidos e acreditados por programas como o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) e o Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). Para mais informações, acesse o site www.cediccedilab.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (65) 3319-3319.

+ Acessados

Veja Também