Nova forma de arrecadação de ICMS de materiais de construção é discutida em Rondonópolis

mais de 158 mil veículos devem passar pela br-163 durante o réveillon

A secretária adjunta de Atendimento ao Contribuinte Maria Célia de Oliveira Pereira esteve nesta sexta-feira (21) em Rondonópolis reunida com contribuintes e profissionais do setor de contabilidade das empresas para discutir o novo procedimento, que entrou em vigor em janeiro, em que os profissionais precisam fazer os lançamentos no sistema da Sefaz e o recolhimento. A reunião foi promovida pela Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção e pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL).

Maria Célia destacou que a nova legislação garantiu agilidade no fluxo e também reduziu a quantidade de processos na Sefaz isto porque é o profissional que faz isto desde janeiro. "O novo processo deu certo tanto que melhorou a arrecadação", afirmou a secretária adjunta.

Reuniões como estas já foram realizadas em Cuiabá e a agenda acontecerá em outros polos, inclusive haverá uma nova reunião em Cspital, para a retomada do assunto com o fiscal Rômulo Andrade, que fez a palestra em Rondonópolis. “Importante dizer que a reunião vai além de esclarecimentos dos novos processos de cargas tributárias, esclarecendo outros pontos que os contadores tinham dúvidas”, ressaltou Maria Célia.

Segundo Maria Célia, a proposta do Governo é estar em constante diálogo com a classe empresarial e ressaltou a importância das empresas estarem organizadas em associações e câmaras, a exemplo da Acomac e CDL porque são elas que conversam diretamente com o Governo do Estado no que diz respeito a reformulações da legislação tributária.

O fiscal Rômulo Carvalho destacou que as principais dúvidas dos profissionais eram como lançar, como pagar e como fazer de forma correta para a empresa não ter problemas futuros. “Estamos trabalhando para esclarecer dúvidas porque o processo ficou mais fácil. Eventos como estes são bons porque nos aproximam dos contadores, quem não pode vir pode nos procurar na Sefaz que estaremos esclarecendo”.

Para o presidente da CDL e diretor da Acomac Neles Walter Ferreira de Farias destacou que as entidades fazem a ligação entre Governo e contadores e empresários para facilitar o fluxo de informações. “Eventos como estes garantem agilidade e melhoria nos serviços e também previnem problemas futuros, importante os empresários participarem conosco”.