Nota Oficial sobre a vacinação dos membros das Forças Armadas e Forças de Segurança Pública em Cuiabá

Luiz Alves/´Prefeitura de Cuiabá

Em relação à vacinação dos membros das Forças Armadas e Forças de Segurança Pública, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) informa que:

– Não recebeu vacinas destinadas a esse grupo. Conforme resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nº 21, as 22.515 doses recebidas o último dia 5 devem ser usadas da seguinte forma:

2.575 doses de Astrazeneca, voltadas para segunda dose de trabalhadores da saúde;




19.940 doses da Coronavac, sendo 17.970 doses para segunda aplicação de trabalhadores da saúde e de idosos e 1.970 doses para primeira aplicação de idosos de 65 a 69 anos.

– A Secretaria de Estado de Saúde sugeriu ao Município que retirasse dessas doses uma parte para iniciar a vacinação dos membros das Forças Armadas e Forças de Segurança Pública, o que foi negado, diante da responsabilização legal que pode advir disso.  Necessário informar, que neste caso, a responsabilidade pela vacinação é da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso.

– A SMS destaca que não participa da organização da vacinação dos membros das Forças Armadas e Forças de Segurança Pública, que é da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

– A SMS informa que apenas participou oferecendo a capacitação para que os próprios servidores atuassem na vacinação, desde o registro até a aplicação das doses, no caso daqueles que têm formação na área da Saúde.

– Quanto ao cadastramento, foi acordado com o Governo do Estado que  cadastramento deste grupo seria realizado no site da Prefeitura de Cuiabá para facilitar a inclusão das informações de cada vacinado no sistema do Ministério da Saúde, que é o Sistema do Programa Nacional de Imunização – SiPNI.

-Em relação às doses destinadas ao grupo, a SMS esclarece que aguarda a resolução CIB Ad Referendum que regulamenta a distribuição de doses para a SESP.

– No final da manhã de hoje, a Secretaria Estadual de Saúde entrou em contato com a coordenação da campanha de imunização de Cuiabá informando que disponibilizará as doses, com a devida documentação assinada, para que a vacinação ocorra na sexta-feira (09).