Oministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou na noite deste domingo (7) da cerimônia de abertura da 54ª edição da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, no Maranhão. O evento também contou com a presença do ministro do Esporte, André Fufuca. A feira é promovida pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) e ocorre dos dias 6 a 14 de julho.
Em seu discurso, o ministro Fávaro destacou as oportunidades que os produtores maranhenses têm com a conquista do novo status sanitário do país para febre aftosa. “Não conseguiríamos esse status sem ajuda e o engajamento dos pecuaristas. Isso vai nos permitir alcançar outros países, neste momento especial que estamos batendo recordes de abertura de mercados. Já abrimos 153 mercados em 53 países. Chegou a hora do Maranhão vender carne para o mundo e gerar oportunidades, renda e riqueza para o estado”, disse.
Em maio, o Brasil se tornou livre de febre aftosa sem vacinação. O anúncio autodeclaratório da evolução da situação sanitária do país foi feito pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ao lado do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Ao erradicar a febre aftosa e se consolidar como país livre da doença sem vacinação, o Brasil fortalece sua posição no mercado internacional, aumentando a confiança dos consumidores e dos parceiros comerciais na qualidade e na segurança dos produtos de origem animal brasileiros.
O governador do estado, Carlos Brandão, enfatizou a importância da participação do ministro no evento, sendo a primeira vez que um ministro da Agricultura visita a feira. “Essa exposição tem vários fatores. Uma é comercialização de animais e equipamentos agrícolas; outro é a questão dos cursos de capacitação para que os produtores possam atualizar sua gestão; e, para finalizar, um programa de geração de emprego e renda. Isso aquece a economia, principalmente porque estamos em um ano muito bom para o Maranhão, pois agora somos uma área livre de aftosa sem vacinação”, comemorou.
O Maranhão é o segundo maior estado criador de rebanho do Nordeste, com mais de 9,4 milhões de cabeças de gado. Ficando atrás apenas do estado da Bahia, segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para o ministro do Esporte, André Fufuca, “Imperatriz é uma região com forte exploração pecuária. Aqui, temos muitos criadores e produtores rurais. Essa cidade é fruto da força do seu povo, de quem produz e que faz essa cidade crescer e, hoje, é o polo da economia do estado do Maranhão”, destacou.
FEIRA DE OPORTUNIDADES
A Exposição Agropecuária de Imperatriz é a maior feira de agronegócio do Maranhão e uma das mais importantes do Brasil. A feira se destaca por reunir inovações tecnológicas, oportunidades de negócios, capacitações, cursos e entretenimento. A Expoimp atrai produtores, empresários do setor e o público em geral, oferecendo uma vasta gama de atividades diretamente ligadas ao agro.
Em 2024, a Expoimp tem como tema “O agro do futuro chegou!”, destacando seu compromisso com soluções inovadoras para o agronegócio. O tema enfatiza a importância da modernização e tecnologia no campo, apresentando as mais recentes tendências que estão revolucionando a produção agrícola e pecuária. A feira valoriza o trabalho de pequenos, médios e grandes produtores rurais da região, impulsionando o desenvolvimento do agronegócio maranhense.