No Novembro Azul, Saúde orienta sobre práticas necessárias para prevenção e diagnóstico do câncer de próstata

Pixabay

Depois do câncer de pele, o de próstata é o mais recorrente em homens no Brasil, de acordo com informações do Ministério da Saúde. Diante dessa realidade e para realçar a importância de costumes que previnam ou levem a um diagnóstico precoce da doença, o Novembro Azul é a campanha voltada à saúde masculina, especialmente em relação aos cuidados com essa glândula presente no corpo dos homens, que produz um líquido que faz parte do sêmen, responsável por nutrir e proteger os espermatozoides.

Muitos homens ainda têm medo de investigar e encarar os sinais do câncer de próstata. Para desmistificar esse tabu e orientar sobre as atitudes corretas para precaver-se dessa patologia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Ações Programáticas, em conjunto com a Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor), programou uma série de ações a serem realizadas neste que é o mês dedicado à saúde masculina.

Peso corporal adequado, prática de exercícios físicos e alimentação balanceada são alguns fatores que contribuem para evitar ou reduzir a possibilidade de ocorrência não só do câncer, mas de qualquer doença, conforme o Ministério da Saúde. Por outro lado, a Pasta alerta para condições que favorecem o aparecimento desta e de outras enfermidades, como consumo de álcool e tabagismo.

“Queremos advertir os homens sobre a necessidade de realização do exames preventivos e clínicos de próstata, principalmente para aqueles que possuem casos na família ou idade acima de 45 anos”, afirma a gerente do Departamento de Ações Programáticas da SMS, Mariúva Valentim.

Todas as atividades são voltadas para a sensibilização da população em geral e a conscientização dos cuidados que devem ser adotados pelos homens para que se protejam e tenham uma vida com saúde. Nesse sentido, a SMS vai intensificar os atendimentos ao público masculino proporcionando acesso fácil aos exames preventivos que permitam o diagnóstico precoce da moléstia.

Estão programadas, ainda, palestras, distribuição de materiais educativos e testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite, assegurando assim a saúde integral do homem. Também estão previstos mutirões de saúde, quando será disponibilizado o exame de PSA que investiga no sangue a quantidade do Antígeno Prostático Específico, que é uma proteína produzida pela próstata, cujos níveis altos indicam câncer ou qualquer alteração nessa glândula em pacientes assintomáticos.

Confira abaixo o cronograma de atividades já planejadas pela SMS para o Novembro Azul:

04 de novembro, das 8h às 16h – Mutirão Bananal no Centro Comunitário da Zona Rural;

06 de novembro, das 8h às 13h30 – Centro Pop;

08 de novembro, às 14 horas – Eucatur;

11 de novembro, às 7h – Concresul;

11 de novembro, às 15h30 – Assessoria em Segurança do Trabalho (Astra);

21 de novembro, durante todo o dia – Têxtil Bezerra de Menezes (TBM);

30 de novembro, às 14 horas – Eucatur.