No aniversário de Vila Bela, deputado garante emendas e solicita investimentos para o município

mais de 158 mil veículos devem passar pela br-163 durante o réveillon



A cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá, completará no próximo dia 19 de março, 265 anos de fundação. Nesta data, o município que foi a primeira Capital mato-grossense, retoma o seu posto de Capital.

As comemorações começam na sexta-feira (17), às 19h, com uma sessão plenária na Câmara Municipal, da Assembleia legislativa. A sessão foi solicitada pelo deputado Mauro Savi (PSB).

Quanto às ações culturais da Secretaria de Estado de Cultura, se entendem até domingo com exposição de telas de artistas locais e fotografias de José Medeiros no Palácio dos Capitães Generais, prédio histórico tombado pelo Estado.

Mauro Savi solicitou ao adjunto da Casa Civil de Mato Grosso, José Adolpho Vieira, a liberação de R$ 63.218,70, da Secretaria de Cultura para realização do evento cultural e entre outras emendas para as áreas da educação, infraestrutura e outros.

Também foi solicitado pelo deputado, a construção de um posto policial, no Distrito de Santa Clara de Monte Cristo, (Ponta do Aterro), a reforma do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) e a construção de uma ponte sobre o rio Capivari para atender a comunidade Ricardo Franco.

“A cidade está entre as três que mais produzem gados no Estado. Por isso, é necessária a reforma e ampliação do Idea” destaca o parlamentar.

Na educação, Mauro Savi disponibilizou R$1.211 milhões em emenda para construção da nova sede da Escola Estadual 11 de Agosto, no Distrito de Santa Clara de Monte Cristo, a emenda já foi garantida pelo secretário de Educação do Estado, Marcos Marrafon.

“Sinto uma enorme afeição pela população de Vila Bela. O município precisa de muitos investimentos em todas as áreas, e eu, enquanto parlamentar ajudarei a cidade tanto na liberação de emendas e na busca de recursos no governo do Estado”, concluiu.

Programação

Na sexta-feira (17), às 19h, ocorre a sessão solene conjunta entre a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa.

– Sábado (18) acontece à exposição de telas de artistas locais e fotografias de José Medeiros no Palácio dos Capitães Generais, prédio histórico tombado pelo Estado.

A partir das 19h30, em um cinema montado nos fundos das ruínas, serão exibidos documentários e curtas-metragens que retratam a cinematografia negra. Os shows acontecem a partir das 23h.

– Domingo (19), dia de aniversário da cidade, começa com um cortejo do governador Pedro Taques e autoridades
acompanhados pelos dançarinos do Congo e do Chorado.

E após, o chá afro no Palácio dos Capitães Generais, missa na Igreja Matriz e desfile cívico, seguido da cerimônia de transferência da capital mato-grossense.

Também haverá exibição de filmes e apresentações culturais, de danças do Congo e do Chorado, no Espaço Cultural do município.