Niraj Towers: Obras dos maiores prédios do Centro-Oeste começam a movimentar construção civil da cidade

Picture of Redação PH

Redação PH

Foto: Reprodução

Niraj Towers: Obras dos maiores prédios do Centro-Oeste começam a movimentar construção civil da cidade

O empreendimento grandioso deve impactar positivamente vários setores da economia local

Compartilhe:

As obras das torres mais altas do Centro-Oeste do Brasil já estão a todo o vapor junto à Avenida dos Estudantes, em Rondonópolis. Nessa fase inicial, os serviços em andamento no Niraj Towers, que será composto por duas torres com 62 pavimentos e 250,5 metros de altura, compreendem a escavação de todo o subsolo, que atenderá o shopping center, a escavação do solo para fundação dos prédios residenciais e a construção do canteiro de obras.

O engenheiro civil Estevão Damião de Almeida Espósito, que atua na área de orçamento e planejamento na TMI, explica que, por ser um empreendimento de altura expressiva, a construção do Niraj Towers necessita de uma fundação especial. Atualmente estão em atuação máquinas como escavadeiras, pás carregadeiras e caminhões de transporte do material excedente retirado da área do empreendimento.

Para se ter uma dimensão da fundação do Niraj Towers, Estevão Espósito informa que, em média, somando as torres A e B, vão ser 130 estacas de 20 metros de profundidade com 1,60 metro de diâmetro – dimensões bem expressivas numa construção. Vão ser necessários 5.800 m³ de concreto estrutural e para os blocos de fundação 6.900 m³, apenas na fase inicial da obra.

No geral, a construção do Niraj Towers deve movimentar um valor considerável dentro da economia de Rondonópolis, levando em consideração a grandiosidade do empreendimento. Estevão Espósito diz, por exemplo, que, além da mão de obra, devem ser beneficiados prestadores de serviços diversos, alimentação, aluguel de máquinas e aquisição de materiais de construção em geral, entre outros.

Engenheiro civil Estevão Damião de Almeida Espósito, que atua na área de orçamento e planejamento na TMI

Ao todo, o Niraj Towers contará com 144.518,29 m² de área construída, sendo edificado em duas torres denominadas Torre A e Torre B, e possuindo áreas comercial (shopping center, hotel e centro de convenções) e residencial com entradas independentes. Serão 420 unidades habitacionais, incluindo os primeiros triplex do Estado. Em cada torre haverá 07 elevadores na parte residencial.

Na área de lazer do residencial, o Niraj terá expressivos 7.000 m² de área aproximadamente, contando com uma infinidade de espaços de convivência, indo desde piscina com prainha, quadra de beach tênis até dois salões de festas, incluindo ainda uma capela.

De fato, o projeto do Niraj Towers, que estarão entre as três torres mais altas do Brasil, deve revolucionar a construção civil em Rondonópolis, trazendo ainda novas tecnologias ao mercado local, a exemplo da fachada ventilada, um sistema que cria um vão entre a alvenaria e o revestimento (segunda pele), gerando uma ventilação natural e reduzindo a temperatura.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp