Nininho indica à bancada federal a necessidade de recursos para o Hospital Municipal de Nova Mutum

O município está localizado a 242 Km ao norte de Cuiabá, com uma população estimada em 45.378, conforme o último censo

Na quarta-feira (06), o deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, apresentou indicação -durante a visita do senador Carlos Fávaro (PSD) e do deputado federal Neri Geller (PP) – para viabilizar recursos financeiros para a ampliação das instalações do Hospital Municipal de Nova Mutum com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A posição geopolítica do município atrai para sua responsabilidade a prestação de serviços gerais e específicos à população das cidades circunvizinhas. O parlamentar, preocupado com o avanço da transmissão do novo coronavírus, pediu a interferência da bancada federal para agilizar os recursos para as obras de ampliação dos leitos de UTI para Nova Mutum.

“Recentemente um morador de Nova Mutum, que estava hospitalizado em Sinop perdeu a vida em decorrência da Covid-19, ele teve que ser transferido para Sinop, já é difícil para o paciente e familiares saber que existe a contaminação, ter essa pessoa distante torna a situação ainda pior, precisamos pensar no conforto das pessoas neste momento difícil”, pontuou Nininho.




“Outros casos no município estão sendo monitorados, o hospital precisa estar preparado para os casos graves”, alertou.

O Ministério da Saúde calcula 27,4 mil leitos de UTI no sistema Único de Saúde (SUS) e 46 mil respiradores na rede pública. De acordo com dados divulgados, no Brasil existem 55,1 mil leitos e 65.411 respiradores, somando as redes pública e privada.

Os especialistas enfatizam que o número é baixo, tornando-se umas das maiores preocupações das autoridades de saúde para combater a pandemia. A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) afirma, que o Brasil precisa de pelo menos 20,2% de acomodações de UTI para adultos. Atualmente há 14,8 mil leitos de UTI disponíveis no SUS, onde 14 mil estão ocupados, representando 95% dos leitos.